A LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Salete Dubra Paes Mestre em Educação – Unisantos – Santos, SP - Brasil.

Resumo

Este trabalho traz reflexões sobre a pesquisa realizada com estudantes de língua inglesa em cursos para jovens e adultos, tendo como base teórica os estudos de Ortiz (2006) sobre a mundialização, além de Freire (2007) e de Bakthin (1995). O universo da pesquisa são estudantes de nível universitário e de ensino médio, que buscam completar sua formação em língua inglesa para qualificação profissional. Os dados foram coletados por meio de questionários, aplicados aos estudantes, e possibilitaram uma análise sobre as dificuldades vivenciadas pelos alunos na aprendizagem da língua inglesa e o interesse por conteúdos específicos de suas áreas de atuação.

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Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Editora

Hucitec, 1995.

CANÁRIO, R. O que é a Escola? Um “olhar” sociológico. Porto-Portugal:

Porto Editora, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 24º ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e

Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 30º ed. São Paulo: Editora Paz e

Terra, 2004.

MARTINS, L.C. Capital Emocional. São Paulo: Suma Econômica, 2001.

ORTIZ, R. Mundialização: saberes e crenças. São Paulo: Editora

Brasiliense, 2006.

SACRISTÁN, J. G. Educar e Conviver na Cultura Global: As exigências

da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.

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Publicado

2015-07-09

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA

Como Citar

A LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. (2015). Revista ECOS, 13(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/675