A REINVENÇÃO DO HERÓI ÉPICO NA CONSTITUIÇÃO DOS PERFIS DO MAJOR TORÍBIO E CAPITÃO RODRIGO NO ROMANCE O TEMPO E O VENTO.

Autores

  • Clarissa Loureiro Doutora pela UFPE e docente na Universidade Estadual de Pernambuco.

Resumo

Este trabalho se propõe a observar como o discurso épico é reinventado nos capítulos Um certo capitão Rodrigo e Um certo major Toríbio da saga O tempo e o vento, tendo como foco o estabelecimento de um estudo comparativos das personalidades e ações dos personagens capitão Rodrigo Cambará e Major Toríbio Terra Cambará.  A sua intenção central, portanto, é se verificar como estes integrantes da família Terra Cambará se identificam por recriarem em épocas distintas da história do Rio Grande do Sul o perfil de um herói épico que se tornou um arquétipo de inspiração para a construção identitária do povo gaúcho, associada a um idealismo bélico existente por conta das inúmeras batalhas existentes neste estado. Deste modo, estuda-se como o discurso épico torna-se um elemento estético de constituição da narrativa, alterando-se e adequando-se à formação do romance para expressar a evolução do povo gaúcho de um passado mítico a uma situação contemporânea própria ao século XX. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de estética e de literatura: a teoria do romance. São Paulo: HUCITEC, 2002.

BOWRA, C.M. Heroic Poetry. London. Macmilian Press Ltd, 1952.

FONTANA, André. Identidades Gaúchas: serranos, pampeanos, missioneiros e outras variações em O Tempo e o Vento. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós-graduação em Letras e Cultura Regional da Universidade de Caxias do Sul, 2007.

LUKÁCS, Georg. Um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades, Editora. 34, 2000.

RAMALHO, Cristina; VASCONCELOS DA SILVA, Anazildo. História da epopeia brasileira: Teoria, crítica e percurso. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

VERÍSSIMO, Erico. O tempo e o vento, parte 1: O Continente I. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

__________________O tempo e o vento, parte 3: O Arquipélago II. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

__________________O tempo e o vento, parte 3: O Arquipélago III. São Paulo: Companhia das Letras, 2004

STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais de poética. Rio de Janeiro, 1977.

Downloads

Publicado

2015-07-12

Como Citar

Loureiro, C. (2015). A REINVENÇÃO DO HERÓI ÉPICO NA CONSTITUIÇÃO DOS PERFIS DO MAJOR TORÍBIO E CAPITÃO RODRIGO NO ROMANCE O TEMPO E O VENTO. Revista ECOS, 18(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/679