A TRANSFORMAÇÃO DE UM JACARÉ: LITERATURA, ARQUIVO, MEMÓRIA E CULTURA DE CONSUMO

Autores

  • Gabriela Lopes Vasconcellos Andrade Mestre e Doutoranda no programa de pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia.

Resumo

O presente trabalho analisa e interpreta o romance Mastigando Humanos de Santiago Nazarian (2006), buscando pensar como a literatura pode ser lida como uma forma de arquivo que rompe com as lógicas de seleção e poder. Para isso, utiliza-se dos conceitos de arquivo, memória, suporte e herença de Jacques Derrida, no intuito de pensar como o romance e seu protagonista, Victório, questionam e fissuram os processos de descarte e de arquivamento da cultura contemporânea de consumo. Ao mesmo tempo, discute-se, através do texto literário, a produção do sujeito como arquivo e memória da cultura, que traz em si a potência de desorganizar o urbano, a iconografia da indústria cultural, a mídia e o próprio espaço da literatura, apropriando-se destes e transformando-os no aparato discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTELO, Raúl. O tempo do arquivo não é o tempo da história. In: SOUZA, Eneida Maria de; MIRANDA, Wander Melo (Org.). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011, p.155-175.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: impressões freudianas. Tradução de Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 2001.

HUYSSEN, Andreas. Passados presentes. In: Seduzidos pela memória.Tradução de Sergio Alcides. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000, p. 9-40.

KLUCINKAS, Jean; MOSER, Walter. A estética à prova da reciclagemcultural. Tradução de Cleonice Mourão. Belo Horizonte: Scripta, 2007.

MARQUES, Reinaldo. O que resta nos arquivos literários. In: SOUZA, Eneida Maria de; MIRANDA, Wander Melo (Org.). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011, p.192-203.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Os paradoxos da memória. In: Memória e cultura: a importância da memória na formação cultural humana. São Paulo: Edições SESC-SP, 2007. p. 13-33.

MOSER, Walter. Le recyclage culturel. In: MOSER, W. et al (Orgs). Recyclages: économies de l’appropriation culturelle. Montreal: Les Éditions Balzac, 1996, p.23-53.

NAZARIAN, Santiago. Mastigando Humanos: um romance psicoldélico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

Downloads

Publicado

2015-07-12

Como Citar

Andrade, G. L. V. (2015). A TRANSFORMAÇÃO DE UM JACARÉ: LITERATURA, ARQUIVO, MEMÓRIA E CULTURA DE CONSUMO. Revista ECOS, 18(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/682