SOBRE ESPECTROS DA IDENTIDADE: NOS RASTROS DA ADOLESCÊNCIA E AS (DES) IDENTIFICAÇÕES NA MÍDIA

Autores

  • Francisco Vieira Silva Ederson Luís Silveira
  • Ederson Luís Silveira Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasi

Resumo

O presente trabalho procura se inscrever na linha dos estudos discursivos em uma abordagem de entremeio traçada entre a Análise do Discurso de linha francesa e os Estudos culturais. Dessa forma, considerando os estudos que delineam a fragmentação das identidades, bem como levando em conta a não-fixidez de marcas identitárias, visamos compreender como adolescentes do sexo feminino tecem (a partir dos seus discursos) pontos de identidade que deflagram anseios, sentimentos e agruras dessa fase da vida culturalmente concebida como problemática. A partir desse aparato teórico, procuraremos refletir sobre a influência dos discursos midiáticos na configuração e no engendramento de determinadas filiações identitárias. Para tanto, nossa abordagem incide sobre o processo de construção da identidade de adolescentes na revista Atrevida. Consideraremos, desse modo, que o sujeito com o qual lidamos esbarra na porosidade e na não-transparência da língua (gem) e dos sentidos, de forma que não pode tomar para si uma identidade estável e una. Essa abordagem se caracteriza como uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e o olhar investigativo centra-se sobre as diferentes possibilidades de (des) construção identitária das adolescentes em relação à revista analisada. 

Biografia do Autor

Francisco Vieira Silva, Ederson Luís Silveira

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Referências

ATREVIDA. Você é única, nº 214. São Paulo: Escala, 2012.

______. nº 206. São Paulo: Escala, 2012.

BAUMAN, Z. O mal-estar da modernidade. Trad. M. Gama & C. M. Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

______. Identidade: entrevista a Benedito Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 23ª. ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2008.

GREGOLIN, M.R. Identidade: objeto ainda não identificado. Estudos da Língua (gem), Vitória da Conquista, BA, v.6, n.1, p.81-97, jun.2008.

______. Análise do Discurso e mídia: a (re) produção de identidades. In: TFOUNI, L. V.; MONTE-SERRAT, D. M.; CHIARETTI, P. (Orgs.). A Análise do discurso e suas interfaces. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tadeu Tomás da Silva e Guacira L. Louro. Rio de Janeiro: DP & A, 2005.

______. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomás Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

PEREIRA, J. L. V.; ALMEIDA, M. B. “Sabe tudo sobre tudo”: análise da seção de cartas-pergunta em revistas femininas para adolescentes. In: MOTTA-ROTH, D.; MEURER, J. L. (Orgs.). Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino de linguagem. Bauru: EDUSC, 2002.

PORTINARI, D.; COUTINHO, F. R. A roupa faz o homem. In: ALMEIDA, M. I. M.; EUGENIO, F. (Orgs.) Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

SILVA, T.T. A produção social da identidade da diferença. In: ______. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T.T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

12/07/2015

Como Citar

Silva, F. V., & Silveira, E. L. (2015). SOBRE ESPECTROS DA IDENTIDADE: NOS RASTROS DA ADOLESCÊNCIA E AS (DES) IDENTIFICAÇÕES NA MÍDIA. Revista ECOS, 18(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/690