SOBRE ESPECTROS DA IDENTIDADE: NOS RASTROS DA ADOLESCÊNCIA E AS (DES) IDENTIFICAÇÕES NA MÍDIA
Resumo
O presente trabalho procura se inscrever na linha dos estudos discursivos em uma abordagem de entremeio traçada entre a Análise do Discurso de linha francesa e os Estudos culturais. Dessa forma, considerando os estudos que delineam a fragmentação das identidades, bem como levando em conta a não-fixidez de marcas identitárias, visamos compreender como adolescentes do sexo feminino tecem (a partir dos seus discursos) pontos de identidade que deflagram anseios, sentimentos e agruras dessa fase da vida culturalmente concebida como problemática. A partir desse aparato teórico, procuraremos refletir sobre a influência dos discursos midiáticos na configuração e no engendramento de determinadas filiações identitárias. Para tanto, nossa abordagem incide sobre o processo de construção da identidade de adolescentes na revista Atrevida. Consideraremos, desse modo, que o sujeito com o qual lidamos esbarra na porosidade e na não-transparência da língua (gem) e dos sentidos, de forma que não pode tomar para si uma identidade estável e una. Essa abordagem se caracteriza como uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e o olhar investigativo centra-se sobre as diferentes possibilidades de (des) construção identitária das adolescentes em relação à revista analisada.
Downloads
Referências
ATREVIDA. Você é única, nº 214. São Paulo: Escala, 2012.
______. nº 206. São Paulo: Escala, 2012.
BAUMAN, Z. O mal-estar da modernidade. Trad. M. Gama & C. M. Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
______. Identidade: entrevista a Benedito Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 23ª. ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2008.
GREGOLIN, M.R. Identidade: objeto ainda não identificado. Estudos da Língua (gem), Vitória da Conquista, BA, v.6, n.1, p.81-97, jun.2008.
______. Análise do Discurso e mídia: a (re) produção de identidades. In: TFOUNI, L. V.; MONTE-SERRAT, D. M.; CHIARETTI, P. (Orgs.). A Análise do discurso e suas interfaces. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tadeu Tomás da Silva e Guacira L. Louro. Rio de Janeiro: DP & A, 2005.
______. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomás Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
PEREIRA, J. L. V.; ALMEIDA, M. B. “Sabe tudo sobre tudo”: análise da seção de cartas-pergunta em revistas femininas para adolescentes. In: MOTTA-ROTH, D.; MEURER, J. L. (Orgs.). Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino de linguagem. Bauru: EDUSC, 2002.
PORTINARI, D.; COUTINHO, F. R. A roupa faz o homem. In: ALMEIDA, M. I. M.; EUGENIO, F. (Orgs.) Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
SILVA, T.T. A produção social da identidade da diferença. In: ______. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T.T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.