A DANÇA DIONISÍACA EM LAVOURARCAICA E EM ZORBA, O GREGO, DO LITERÁRIO AO CINEMATOGRÁFICO
Resumo
Relações e trocas entre o literário e o cinematográfico. Abordagem de textos de autores que tornem manifesta a experiência da dança, destacando-se o papel da civilização das imagens e a importância do olho da câmara no mundo contemporâneo. Zaratustra e Zorba, o Grego. O olhar e o olho armado na escritura literária. Técnicas cinematográficas a serviço da literatura e vice-versa. Alargamento do horizonte perceptivo do narrador: revolução visual na tessitura literária. Do hipotexto ao hipertexto: Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar e LavourArcaica, de Luiz Fernando Carvalho, com destaque para a personagem feminina: a linguagem da coreografia dionisíaca de Ana, nos textos literário e cinematográfico. Confronto entre os impulsos dionisíacos e apolíneos manifestos, levando à morte da personagem.Downloads
Referências
KAZANTZAKIS, Nikos. Zorba, o grego. Trad. Edgar Flexa Ribeiro e
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______. Ecce homo: como se chega a ser o que se é. Trad. José
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ROBLE, Odilon José. Reflexões sobre a dança a partir das metáforas
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