CINEMA E EDUCAÇÃO: PENSANDO EM UMA PROPOSTA DE ENSINO DO CINEMA BRASILEIRO

Autores

  • Salete Paulina Machado Sirino Docente na (UNESPAR/FAP). Mestre em Letras pela UNIOESTE e Doutoranda em Letras pela UNIOESTE.

Resumo

Neste texto, reflete-se sobre a necessidade de uma proposta metodológica para o ensino do Cinema Brasileiro, com vistas à formação de professores para a utilização desta no ensino fundamental e médio. Tem-se, portanto, a crença de que tal proposta deveria conter uma base teórica sobre a história do Cinema Brasileiro – principais movimentos, filmes e cineastas e - modelos de análise da forma e conteúdo fílmicos. Embora, reflita-se, também, sobre a relevância da obrigatoriedade de duas horas mensais de produção audiovisual nacional nas Escolas de Educação Básica, conforme prevê o Projeto de Lei nº 7507/2010, argumenta-se de que tal obrigatoriedade será mais produtiva, se houver um investimento em formação de Professores para o uso educativo do Cinema Brasileiro. Como adendo, apresenta-se uma breve análise da sequência inicial do filme Cidade de Deus.

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Publicado

2015-07-13

Como Citar

Sirino, S. P. M. (2015). CINEMA E EDUCAÇÃO: PENSANDO EM UMA PROPOSTA DE ENSINO DO CINEMA BRASILEIRO. Revista ECOS, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/702