A REPRESENTAÇÃO DO HERÓI BRASILEIRO NA MÍDIA IMPRESSA

Autores

  • Maria Luceli Faria Batistote Docente dos Programas de Mestrado em Estudos de Linguagens e Mestrado emComunicação. CCHS-UFMS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Semiótica em MatoGrosso do Sul (SEMIOMS).
  • Luciana Garcia Gabas Coelho Mestranda do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens. CCHS-UFMS. Integrante do Grupo de Pesquisa de Semiótica em Mato Grosso do Sul (SEMIOMS).

Resumo

O personagem mítico, protagonista de obras ficcionais, permeia a realidade humana e traz à tona anseios e desejos das pessoas comuns. A figura do herói e sua representação, embasada no conceito filosófico de mito, é tema deste artigo, que tem como corpus de análise a capa da revista Veja, publicada em 10 de novembro de 2010, em que o protagonista do filme Tropa de Elite, capitão Nascimento, é considerado o primeiro super-herói brasileiro. A análise é elaborada com base na semiótica discursiva francesa, proposta por A. J. Greimas (s/d), e aborda os conceitos de semissimbolismo, figurativização e intertextualidade, que serão aplicados ao texto sincrético selecionado. Na abordagem dessa teoria a significação dos elementos da linguagem verbal e não verbal configuram-se a fim de tecer a composição do texto visual. A ideia da existência de um salvador para, se não todos, grande parte dos problemas que enfrentamos cotidianamente, aguça o imaginário das pessoas e nos faz acreditar na possibilidade da transformação de homens em heróis.

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Referências

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Publicado

2015-07-13

Como Citar

Batistote, M. L. F., & Coelho, L. G. G. (2015). A REPRESENTAÇÃO DO HERÓI BRASILEIRO NA MÍDIA IMPRESSA. Revista ECOS, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/706

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA