A ESTÉTICA DO LABIRINTO NA PRODUÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS

Autores

  • Maria Zilda Cunha 1Professora na Universidade de São Paulo. Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

Resumo

Neste artigo, valemo-nos do labirinto, como esumo metáfora, para análise de textos contemporâneos para crianças e jovens; propomos uma discussão sobre leitura. Para tanto, selecionamos produções - entre livros e telas -, cujas arquiteturas projetam, à semelhança dos caminhos de Borges, desafios, de modo a fazer o leitor imergir em intrincado espaço textual e percorrê-lo como um todo sem se perder. A regra básica dessa exploração seria, portanto, não chegar rapidamente ao final, mas visitar o maior número possível de lugares.

Referências

ANTUNES, Arnaldo. Nome. BMG Ariola, 1993.

BORGES, Jorge Luiz. Obras completas. Sao Paulo:

Globo, 1995.

BLOOM, H. O cânone ocidental: os livros e a escola do

tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 1994.

CARROL, L. Alice no país das maravilhas. São Paulo:

Ática, 1982.

COELHO, Novaes Nelly. A literatura infantil. 7. ed. São

Paulo: Moderna, 2000.

COTÁZAR, J. O jogo da amarelinha. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 1987.

CUNHA, Maria Zilda. Children’s literature and the birth of

a new language: hypermedia. Anais do 29th IBBY World

Congress: Books for África, 2005. p.30-37. Mimeo.

FURNARI, Eva. O problema do Clovis. Aparecida-SP: Vale

Livros, 1992.

MACAHADO. Arlindo. Pré –cinema & pos-cinema. São

Paulo: Papirus, 2002.

MELLO, Roger. Zubair e os labirintos. São Paulo:

Companhia das Letrinhas, 2007.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo.

Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

ROSENSTIEHL, P. Labirinto. Enciclopédia Einaudi.

Lisboa:Imprensa nacional, 1988. v.13.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil

cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2007.

Downloads

Publicado

11/02/2016

Como Citar

Cunha, M. Z. (2016). A ESTÉTICA DO LABIRINTO NA PRODUÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS. Revista ECOS, 9(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/939