A DICOTOMIA AUTOR-PERSONAGEM: A IMAGEM DE AUTORIA NA LITERATURA
Resumo
Neste ensaio cotejamos noções de autoria, de narrador e de personagem analisadas comparativamente nas obras Vito Grandam – uma história de vôos e Águas de verão, sob a perspectiva de se conceber o autor como um elemento estético que pode ser o narrador, mas que não deve ser confundido com o autor da realidade empírica.Downloads
Referências
ABDALA JUNIOR, Benjamin. Literatura, história
e política. São Paulo: Ática, 1989.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São
Paulo: Martins Fontes, 2000
______. Questões de literatura e de estética: a
teoria do romance. São Paulo: UNESP-HUCITEC, 1998.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São
Paulo: Brasiliense, 1998.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain.
Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José
Olímpio, 1999.
ELIADE, Micea. Tratado de história de las
religiones. México: Era, 1964.
MACHADO, Irene. O romance e a voz: a
prosaica dialógica de M. Bakhtin. São Paulo:
Imago/FAPESP, 1995.
ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e
efeitos do trabalho simbólico. São Paulo: Vozes, 1996.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário
de narratologia. Coimbra: Almedina, 2000.
VIEIRA, Alice. Água de verão. 5. ed. Lisboa:
Caminho, 1995.
ZIRALDO. Vito Grandam: uma história de vôos.
ed. São Paulo: Melhoramentos, 1995.