IMAGEM E MEMÓRIA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS
Resumo
Em Grande Sertão: Veredas, as imagens figuram a experiência longínqua, realizando-se em forma e matéria. Um jogo com diversos componentes formais obedece a regras e a estratégias preciosas de duração na elaboração narrativa. Essas estratégias constituem um modo de organização que se estabelece a partir de elementos inseparáveis: a manipulação da experiência passada pelo narrador conjugada à perspectiva de presente.Downloads
Referências
AGUIAR, F. W. O pacto e o pacto letrado.
Organon, Porto Alegre, v.5, n.19, p. 85-92, 1992.
AUERBACH, E. Figuras. São Paulo: Ática, 1997.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo:
Martins Fontes, 1996.
BERGSON, H. Matéria e memória. 2.ed. São
Paulo: Martins Fontes, 1999.
CANDIDO, A. O homem dos avessos. In: ______.
Fortuna crítica Guimarães Rosa. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1983. p. 294-300.
ELIADE, E. Imagens e símbolos. São Paulo: Martins
Fontes, 1991.
______. Mefistófeles e Andrógino. São Paulo:
Martins Fontes, 1992.
FOUCAULT, M. Nietzsche, Freud e Marx. São
Paulo: Princípio, 1997.
HARTOG, F. O espelho de Heródoto. Ensaio
sobre a representação do outro. Belo Horizonte:
UFMG,1999.
LUKÁCS, G. A teoria do romance. São Paulo: Duas
Cidades/Editora 34, 2000.
______. Narrar ou descrever. Ensaios sobre
literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
ROSENFIELD, K. H. O pacto entendido como
“lance”. Organon, Porto Alegre, v.5, n.19, p.93-
, 1992.
SPERBER, S. F. Caos e cosmos. São Paulo: Duas
Cidades, 1976.
______. Signo e sentimento. São Paulo: Ática,
SIMÕES, I. G. Guimarães Rosa: as paragens
mágicas. São Paulo: Perspectiva.
YATES, F. A. El arte de la memoria. Madrid: Taurus,
VERNON, M. D. Percepção e experiência. São
Paulo: Perspectiva, 1974.
VILCHES, L. La representación de las imágenes.
ed. Barcelona: Paidós, 1988.