A LEITURA COMO PRESSUPOSTO AO ENSINO DE LITERATURA
Resumo
Atualmente parece haver uma preocupação maior quanto à especificidade do ensino de literatura, seja em qual nível for de escolaridade. E este fato, pelas produções editoriais que compõem o mercado, começa a tomar forma e corpo a partir das pesquisas acadêmicas dos anos 70.Downloads
Referências
AGUIAR, V. T. de; BORDINI, M. G. Literatura: a
formação do leito: alternativas metodologias 2.
ed., Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BUTOR, M. Repertório. São Paulo: Perspectiva,
EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução.
[ Tad. Waltensir Dutra; Rev. Trad. João Saldanha
Jr.] .3. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FRAISSE, E.; POMPOUGNAC, J-C.; POULAIN,
M. Representações e imagens da leitura. [ Trad.
Osvaldo Biato, Rev. Maria Thereza Fraga Rocco]
São Paulo: Ática, 1995.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito
estético. [ Trad. Johannes Kretschmer].São Paulo:
Ed. 34, 1996: vol. 1; 1999; vol. 2.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da
leitura no Brasil. 3. ed., São Paulo: Ática, 1999.
LEITE, L.C.M. Invasão da catedral: literatura e ensino
em debate. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.
JAUSS, H.R. et alii. A literatura e o leitor: textos de
estética da recepção. [coord. e trad. Luiz Costa
Lima]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
MORAIS, J. A arte de ler. [Trad. Álvaro Lorencini].
São Paulo: Ed. UNESP, 1996.
ROCCO, M.T.F. Literatura/ensino: uma
problemática. 2. ed., São Paulo: Ática, 1992.
RÖSING, T.M.K. Ler na escola: para ensinar
literatura no 1º, 2º e 3º graus. Porto Alegre:
Mercado Aberto, 1988.
SILVA, E.T. A produção da leitura na escola:
pesquisa X propostas. 2. ed., São Paulo: Ática,
VIEIRA, A. O prazer do texto: perspectivas para
o ensino de literatura. São Paulo: EPU, 1989.
ZILBERMAN, R. Estética da recepção e história
da literatura. São Paulo: Ática, 1989.