SEXUALIDADE E RELAÇÕES CONJUGAIS EM JOANA E OS TRÊS PECADOS, DE MARIA HELENA CHEIN/SEXUALITY AND MARITAL RELATIONSHIPS IN JOANA E OS TRÊS PECADOS, BY MARIA HELENA CHEIN
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecos.v37i02.11924Palavras-chave:
Escrita feminina. Literatura brasileira. Mulheres. Crítica feminista.Resumo
Casamento e sexualidade, duas maneiras de aprisionamento, dominação e regulação da mulher na sociedade patriarcal e que vem sendo abordada na literatura brasileira contemporânea. Nesse sentido, este trabalho objetiva investigar a construção da figura feminina nos contos de Joana e os três pecados, de Maria Helena Chein, especialmente na instância das relações conjugais e em relação às vivências da sexualidade. Nas narrativas desse livro a autora nos traz personagens diversas, cujas histórias particulares acabam por convergir num todo conjuntural que se evidencia majoritariamente na tentativa e busca de serem protagonistas de suas próprias vidas. Chein nos mostra mulheres múltiplas e plurais, imersas no universo machista e no qual precisam, além de questionar as premissas e buscar a ruptura com esse sistema, também digladiar-se com suas próprias contradições e pulsões interiores e íntimas. Para analisar as personagens em suas vivências, comportamentos e relacionamentos e como elas se apresentam no universo ficcional dos contos, nos valemos de pesquisa bibliográfica e com aporte teórico de autoras como Beauvoir (1980), Saffioti (1987), Monteiro (1998), Del Priore (2013), entre outras.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo II: a experiência vivida. Tradução de Sérgio Milliet. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
CHAVES, Rosangela. O universo feminino de Maria Helena Chein. In: CHEIN, Maria Helena. Joana e os três pecados. 2. ed. Goiânia ICBC, 2006. (p. 131-134)
CHEIN Maria Helena. Joana e os três pecados. 2. ed. Goiânia ICBC, 2006.
DEL PRIORE, Mary. Histórias e conversas de mulher. São Paulo: Planeta, 2013.
MONTEIRO, Dulcinéia da Mata Ribeiro. Mulher: feminino plural: mitologia, história, psicanalise. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1998.
SAFIOTTI, Heleieth I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987 (Coleção polemica)