CADERNOS DE APOIO À APRENDIZAGEM: ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DOS SENTIDOS DA PALAVRA TEXTO/LEARNING SUPPORT NOTEBOOKS: ENUNCIATIVE-SEMANTIC ANALYSIS OF THE MEANINGS OF THE WORD TEXT
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecos.v37i02.12532Palavras-chave:
Cadernos de Apoio à Aprendizagem. Língua Portuguesa. Texto. Sentidos. Semântica do Acontecimento.Resumo
Uma das dificuldades que muitos alunos enfrentam em relação à compreensão de um texto, em grande parte, está vinculada à abordagem do conceito de texto observado nos materiais didáticos. Nesse trabalho, partimos da seguinte questão: quais os sentidos da palavra texto encontrados nos cadernos de apoio à aprendizagem destinados para o ensino de língua portuguesa? Ao responder essa pergunta, objetivamos analisar os sentidos da palavra texto, a partir de dois excertos retirados de um Caderno de Apoio à Aprendizagem destinado ao ensino de Língua Portuguesa. Com os pressupostos da Semântica do Acontecimento (Guimarães 2002, 2018), foi feita uma análise a partir dos mecanismos de análise: a reescrituração, a articulação e o Domínio Semântico de Determinação. Após a análise, os resultados mostraram que, para entender a concepção de texto, o aluno precisaria, primeiramente, enriquecer o vocabulário, para em seguida compreender, interpretar e posteriormente entender o que é um texto.
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