UM PANORAMA SOBRE O ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS IMIGRANTES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CÁCERES – MT: DESAFIOS E PERSPECTIVAS/AN OVERVIEW OF THE RECEPTION OF IMMIGRANT CHILDREN IN THE MUNICIPAL SCHOOL SYSTEM OF CÁCERES-MT: CHALLENGES AND PROSPECTS

Autores

  • VÂNIA REGINA SILVA COSTALDI Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • ELISANDRA B. SZUBRIS Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecos.v36i01.12598

Palavras-chave:

Imigrantes, Políticas de Acolhimento, Glotopolítica, Formação do Professor

Resumo

Este artigo é resultado de uma reflexão sobre o acesso de imigrantes infantis na rede municipal de ensino no município de Cáceres-MT, em que nos detemos a tomar conhecimento sobre as políticas voltadas para o acolhimento de alunos estrangeiros e como se organiza o processo de matrícula nas escolas. Apresentamos dados do Comitê Intersetorial de Acompanhamento de Políticas Públicas para a população migrante, Apátrida e Refugiada – COMPAR/Cáceres-MT, junto à Secretaria Municipal de Educação de Cáceres-MT e as Leis Federais., tais como o art. 205 da CF/88; a Lei nº9394/1996 (LDB); a BNCC; a Lei de Migração nº13.445/2017;  analisados à luz de pressupostos teóricos que discutem sobre políticas linguísticas, linguagem e identidade tais como Hall (1994), Souza Santos (2006), Moita Lopes, Bagno (1999, 2017, 2020), Bortoni-Ricardo é(2009), Lagares (2018), Macedo-Karim (2012) e outros. Com este estudo, pretendemos expor um panorama das ações de acolhimento e políticas linguísticas locais com vista a compreender o cenário atual de integração e inclusão do público estrangeiro nas escolas da cidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • VÂNIA REGINA SILVA COSTALDI, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

  • ELISANDRA B. SZUBRIS, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Pós-Doutoranda pela UNEMAT. 

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Sobre as competências de ensinar e de aprender. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). Competências de aprendizes e professores de línguas. 6. ed. Campinas: Pontes Editores, 2014. p 11-34.

ARRUDA, Belia Fantina Bonini Pinto de Arruda. A designação camelôs em Cáceres: os sentidos nas relações comerciais na fronteira Brasil/Bolívia. Campinas, SP {s.n.], 2000.

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 63- 81, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S1984-63982005000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 jun. 2020.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Loyola, 1999.

BAGNO, Marcos. Dicionário Crítico de Sociolinguística. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Parábola, 2009. 110.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Variação Linguística e atividades de letramento em sala de aula. Revista Internacional de Língua Portuguesa,1994.

BRASIL. [CONSTITUIÇÃO (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.

CURSINO, Alessandra Carla. Formação de Professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes/refugiados. Unisinos. Calidoscópio – v.18, n. 2, maio-agosto 2020.

DUARTE DANTAS, Sylvia; UENO, Laura; LEIFERT, Gabriela; SUGUIUR, Marcos. Identidade, Migração e Suas Dimensões Psicossociais. REMHU – Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol. 18, nº34, enero-junio, 2010, p. 45-60.

DOCUMENTO ORIENTADOR CGEB/NINC. Estudantes Imigrantes: Acolhimento. São Paulo, SP: jul, 2018.

FILHO, Floriano. Acolhimento de imigrantes e refugiados no Brasil precisa melhorar na maioria dos municípios. Rádio Senado, 14 set. 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/09/14/acolhimento-de-migrantes-e-refugiados-no-brasil-precisa-melhorar-na-maioria-dos-municipios Acesso em 24 out. 2023.

GARCIA, C. (2015). Infância e Diáspora: como sente – e como a escola pode receber – uma criança imigrante? Portal Aprendiz. Disponível em https://bit.ly/2m0I5Ot

GUESPIN, L. MARCELLESI, J.B. (1986). Pour la glottopolitique. Langages, n.83., p.5-34.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 103-133.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Refúgio no Brasil caracterização dos perfis sociodemográficos dos refugiados (1998-2914). Brasília: Ipea, 2017. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3086>. Acesso em: 12 dez. 2017.

LAGARES, Xoán. Qual Política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola Editorial. 2018.

MACEDO-KARIM, Jocineide. A comunidade São Lourenço em Cáceres-MT: aspectos linguísticos e culturais / Jocineide Macedo Karim. -- Campinas, SP: [s.n.], 2012.

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA .

Disponível em https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/as-linguas-imigrantes-no-portugues-do-brasil/ Acesso em 20/11/2023.

QUEIROZ, Tatiane dos Santos de. A aquisição de segunda língua (2019), resenha de Seconde Language Acquisition: Oxford University Press, 2007.

REIS, Mirami Gonçalves Sá. Aspectos Sociolinguísticos da Variedade Cacerense. Cáceres: Unemat, 2021. Tese (Doutorado em Linguística) Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso.

SANTOS, Boaventura de Souza. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 5(1-2): 31-52, 1993 (editado em nov. 1994).

SANTOS, Graziella Souza dos. Recontextualizações Curriculares: uma análise sobre os processos curriculares no âmbito do planejamento e das práticas pedagógicas de ensino dos professores. Porto Alegre, 2017. 289f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SANTOS, Graziella Souza dos; GANDIN, Luís Armando. Políticas Gerenciais Globais e suas Reverberações nas Políticas Locais: um exame a partir da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Revista e Curriculum, São Paulo, n.11 v.02 ago.2013. P. 393-408.

SILVA, Fernando Jesus da. O Contato Linguístico entre o Português e Espanhol na Fronteira Brasil-Bolívia: Um estudo sobre variação lexical/Fernando Jesus da Silva. Trabalho de Conclusão de Curso (Tese Doutorado). Cáceres, 2022.

SILVA, F. C.; JÚNIOR COSTA, E. O ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAC) na linha do tempo dos estudos sobre o Português Língua Estrangeira (PLE) no Brasil. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 19, n. 1, p. 125-143, 15 jun. 2020. Disponível em: < https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/24117>. Acesso em: 01 dez. 2020.

SONAI, S. A.; BARBOSA, L. M. de A. Representações de professores a respeito de imigrantes em idade escolar nas escolas públicas do Distrito Federal. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, vol. 20, n. 1, p. DT1, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/32877

UNICEF. Fundação das Nações Unidas para Infância, 2016. Uprooted the growing crises for refugee and migrant children. Disponível em: https//unicef.org/brazil

Downloads

Publicado

2025-02-07

Edição

Seção

LINGUÍSTICA

Como Citar

SILVA COSTALDI, V. R., & SZUBRIS, E. B. (2025). UM PANORAMA SOBRE O ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS IMIGRANTES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CÁCERES – MT: DESAFIOS E PERSPECTIVAS/AN OVERVIEW OF THE RECEPTION OF IMMIGRANT CHILDREN IN THE MUNICIPAL SCHOOL SYSTEM OF CÁCERES-MT: CHALLENGES AND PROSPECTS. Revista ECOS, 36(01), 372-390. https://doi.org/10.30681/ecos.v36i01.12598