OS EFEITOS DE SENTIDOS QUE SE CONSTITUEM NO DESLOCAMENTO DISCURSIVO ENTRE AS PALAVRAS OPERAÇÃO E CHACINA/THE MEANING EFFECTS CONSTITUTED IN THE DISCURSIVE SHIFT BETWEEN THE WORDS “OPERAÇÃO” (OPERATION) AND “CHACINA” (MASSACRE)

Autores

  • Karine Pedroza Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • Silvia R. Nunes Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecos.v37i02.13081

Palavras-chave:

Memória. Mídia. Polícia. Análise de Discurso.

Resumo

Este artigo busca, de acordo com os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, analisar os efeitos de sentidos que se constituem no deslocamento discursivo entre as palavras operação e chacina. Para tanto, tomamos como corpus dois materiais que muito nos chamaram a atenção e que muito reverberou na mídia em geral. Trata-se de dois materiais muito significativos, levando em conta a atual conjuntura da política brasileira e a violência que assola o nosso país, que foram publicados nas redes sociais e em sites que, ao reverberarem, deram forma ao discurso produzido pelas mídias, trata-se de uma fotografia postada no Instagram da revista Metrópoles sobre o fato ocorrido no dia 06 de maio de 2021, na comunidade Jacarezinho, situada na zona norte do Rio de Janeiro-RJ, na qual houve uma ação que culminou na morte de, aproximadamente, 29 pessoas, entre civis e policiais, e a fuga de bandidos e uma entrevista dada pelo vice-presidente Hamilton Mourão, ao jornal R7. Os resultados revelaram os efeitos de sentidos que os materiais selecionados trouxeram consigo, levando em conta seus aspectos de ordem ideológica, política e simbólica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karine Pedroza, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

    Mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

  • Silvia R. Nunes, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

    Doutora em Linguística pela UNICAMP e Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. Trad. Joaquim José de M. Ramos. Portugal: Ed. Presença, Brasil, 1974.

BIZIAK, J. dos Santos; PEREIRA, F.; RESENDE, S. M. Rede de afetos em discurso: uma homenagem a Mônica Zoppi-Fontana. Pontes Editora, 1ª ed., Campinas-SP, 2021.

COSTA, Greciely Cristina. Sentidos de milícia: entre a lei e o crime. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

JODELET, D. A alteridade como processo e produto psicossocial. A. Arruda (Org.), Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

ORLANDI, Eni P. Do sujeito na história e no simbólico. Escritos n° 4. Campinas, SP: Laboratório de Estudos Urbanos – Nudecri, maio, 1999.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2005.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª edição, Editora da UNICAMP, Campinas, SP, 2007.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso. In: LAGAZZI-RODRIGUES, S.; ORLANDI, E. Discurso e Textualidade. 2. ed. Campinas- SP: Pontes, 2010.

ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4ª edição, Pontes Editora, Campinas, SP, 2012.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. São Paulo: Pontes Editores, 2013.

NAIFF, L. A. M.; NAIFF, D. G. M. A favela e seus moradores: culpados ou vítimas? representações sociais em tempos de violência. In.: Estudos e Pesquisas em Psicologia-UERJ, RJ, ano 5, N.2, 2005.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3 ed. São Paulo: Unicamp, p.61-162 (ed. consultada: 1997), 1969.

PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso. Uma Introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas - São Paulo: Unicamp, 1993, p.163-254.

PÊCHEUX, M. (1975). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4ª ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009.

SANTOS, A. C.; RODRIGUES, S. G. C. Discurso jornalístico e a suporta imparcialidade: os modos de apropriação do discurso de outrem como indicativos de posicionamentos ideológicos. Alfa, São Paulo, v. 61, n.3, 2017.

TOLEDO, C. N. de; 1964: O golpe contra as reformas e a democracia. In.: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, nº 47, p.13-28, 2004.

Downloads

Publicado

2025-01-03

Edição

Seção

LINGUÍSTICA

Como Citar

Pedroza, K., & R. Nunes, S. . (2025). OS EFEITOS DE SENTIDOS QUE SE CONSTITUEM NO DESLOCAMENTO DISCURSIVO ENTRE AS PALAVRAS OPERAÇÃO E CHACINA/THE MEANING EFFECTS CONSTITUTED IN THE DISCURSIVE SHIFT BETWEEN THE WORDS “OPERAÇÃO” (OPERATION) AND “CHACINA” (MASSACRE). Revista ECOS, 37(02), 381-399. https://doi.org/10.30681/ecos.v37i02.13081