VIDA E MORTE SEVERINA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO GÊNERO TEXTUAL POEMA, NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS /LIFE AND DEATH SEVERINA: A DISCURSIVE ANALYSIS OF THE POEM TEXTUAL GENRE, IN YOUTH AND ADULT EDUCATION

Autores

  • Pedro José de Lara Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ana Maria Di Renzo Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecos.v36i01.13252

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Leitura, Livro Didático

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é analisar a formação do sujeito- leitor pelas práticas de leitura oferecidas pelo Livro Didático de EJA-Educação de Jovens e Adultos e perceber como se dá a relação do aluno com as produções de leitura e a escola. Neste estudo, pretende-se compreender as condições de leitura a que o aluno está assujeitado pelo discurso pedagógico oferecido no espaço escolar. Com isso, pode- se ter acesso ao sujeito-leitor que a escola produz. Atualmente, a prática do ensino de Língua Portuguesa nas escolas estaduais enfrenta o problema da produção da leitura entre os alunos do Ensino Fundamental. Cada vez mais os alunos apresentam dificuldades em atribuir sentidos aos textos lidos. Supondo ser nesse imaginário de leitor que o sujeito se constitui, nossa reflexão se debruçará sobre a escola como lugar de legitimação da língua, concebendo o trabalho com a leitura, tal como é materializada pelo livro didático. Esta forma de conceber o ensino da leitura como constituição do sujeito nos aponta para a significação do sujeito que se significa ao produzir sentidos. Estudos como esse nos possibilitarão dar visibilidade a como o sujeito seconstitui pela leitura e como se dá a sua relação no seu espaço de produção dentro e fora dele, uma vez que, a Escola faz funcionar o imaginário de sujeito-leitor afetado pelas suas práticas específicas na espacialização escolar e não-escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro José de Lara, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

  • Ana Maria Di Renzo, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAP. Professora colaboradora da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Referências

CHARADEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2018.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas/SP: Pontes, 2001.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: Uma Crítica à Afirmação do Óbvio. Unicamp: Editora da UNICAMP, 1983.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina: e outros poemas para vozes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Edição

Seção

LINGUÍSTICA

Como Citar

Lara, P. J. de ., & Di Renzo, A. M. (2025). VIDA E MORTE SEVERINA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO GÊNERO TEXTUAL POEMA, NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS /LIFE AND DEATH SEVERINA: A DISCURSIVE ANALYSIS OF THE POEM TEXTUAL GENRE, IN YOUTH AND ADULT EDUCATION. Revista ECOS, 36(01), 345-358. https://doi.org/10.30681/ecos.v36i01.13252