O TEATRO POLÍTICO-RELIGIOSO DO SÉCULO XX – PADRE POMBO E A DRAMATURGIA BRASILEIRA PRODUZIDA EM MATO GROSSO/THE POLITICAL-RELIGIOUS THEATER OF THE TWENTIETH CENTURY – PADRE POMBO AND THE BRAZILIAN DRAMATURGY PRODUCED IN MATO GROSSO
Resumo
O teatro brasileiro produzido em Mato Grosso no Século XX apresenta um percurso que não nega aos aspectos históricos dos séculos XVIII e XIX, pois as tendências cultivadas nesses períodos anteriores são registros fundamentais da identidade cultural da região, em que o colonial cedeu gradativamente lugar às novas concepções estéticas, no bojo daquilo que a crítica nacional denominou de Moderno teatro brasileiro. O teatro em Mato Grosso esteve esquecido da história da dramaturgia brasileira, talvez pela localização periférica, mas se voltarmos os olhos ao passado, vamos identificar que houve épocas em que essas manifestações tiveram um lugar decisivo na definição de um cânone cultural no centro oeste do país.
Downloads
Referências
CARVALHO, Carlos Gomes. A primeira crítica teatral no Brasil. Cuiabá: Verde Pantanal, 2004.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano – a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LOTT, Alcides Moura. Teatro em Mato Grosso – Veículo da dominação colonial. São
Paulo/UFMT, 1986.
MINOIS, Georges. História do Riso e do Escárnio. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
MOURA, Carlos Francisco. O Teatro em Mato Grosso do Século XVIII. UFMT/Belém/SUDAM, 1976.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
POMBO. Pe. Raimundo Conceição P. Moreira da Cruz. O último pelotão. Cuiabá: Escolas Salesianas Dom Bosco, 1964.
PÓVOAS, Lenine C. História da Cultura Matogrossense. Cuiabá: Academia Matogrossense de Letras, 1994.
REZENDE, Maria José de. A Ditadura Militar no Brasil: repressão e pretensão de legitimidade (1964 – 1984). Londrina: Ed. UEL, 2001.
SILVA, Agnaldo Rodrigues. Teatro Mato-grossense: história, crítica e textos. Curitiba: Academia Brasileira de Literatura, 2010.