A COMPREENSÃO DA LEITURA DE SIGNWRITING POR ALUNOS SURDOS/THE UNDERSTANDING OF SIGNWRITING READING BY DEAF STUDENTS

Autores

  • Vinicius Rodrigues da Silva UFG
  • Gabriela Otaviani Barbosa UFT
  • Marianne Rossi Stumpf UFSC

Resumo

Este artigo apresenta a compreensão da leitura de SignWriting por alunos surdos. Esta pesquisa teve como objetivo observar os alunos surdos se expressando naturalmente em Libras de acordo com sua compreensão no momento de leitura do livro literário "Cinderela surda" com SignWriting. Além disso, trabalha com as teorias de Stumpf (2005), Capovilla et al. (2006), Silva (2009), Nobre (2011), Kogut (2015), Wanderley (2015) e Barbosa (2017), os quais discutem sobre o tema abordado. Buscamos apontar alguns resultados obtidos pelos alunos surdos que apresentaram variações na produção dos sinais em seu processo de leitura de SignWriting constatadas pela compreensão dos sinais escritos na literatura surda em parte inseridos no livro literário. Por fim, suas visualizações nas pilhas por SignWriting representam compreensões dos signos de erro e de acertos, indicando a necessidade de uma melhor construção na escrita de sinais e na estrutura textual do livro literário.

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Biografia do Autor

  • Vinicius Rodrigues da Silva, UFG

    Professor do Colégio Estadual Maurício Murgel. Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

  • Gabriela Otaviani Barbosa, UFT

    Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

  • Marianne Rossi Stumpf, UFSC
    Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2018-08-22

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

A COMPREENSÃO DA LEITURA DE SIGNWRITING POR ALUNOS SURDOS/THE UNDERSTANDING OF SIGNWRITING READING BY DEAF STUDENTS. (2018). Revista ECOS, 24(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3043