AS BODAS DE SANGUE DE GARCÍA LORCA E CARLOS SAURA
Resumo
O presente trabalho propõe uma análise comparativa entre a peça Bodas de Sangue, de Federico García Lorca, e o filme homônimo de Carlos Saura. Análise visa comparar a recriação da obra de Lorca por Saura a partir do conceito de Gilles Deleuze de ?teatro menor?, entendendo que o cineasta faz um ensaio crítico operando pela subtração de marcadores de poder, em especial a linguagem textual de Lorca. Carlos Saura usa o cinema e o flamenco para criar Bodas de Sangue que, ao mesmo tempo em que não é uma recriação da peça de Lorca, apresenta-se fundamentalmente como uma obra lorquiana por meio do uso do flamenco.Downloads
Referências
ALVES, Syntia – O teatro de García Lorca: a arte que se levanta da
vida, 2011. Tese de doutorado – Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo.
CORREA, Gustavo - La poesía mítica de Federico García Lorca, Madrid:
Gredos, 1970.
DELEUZE, Gilles - Sobre o teatro: um manifesto de menos; O esgotado.
Rio de Janeiro,: Jorge Zahar Ed., 2010
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix – Mil Platôs – Capitalismo e
Esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2007.
______ Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 2. Rio de Janeiro:
Ed. 34, 1995.
DOMÉNECH, Ricardo - Garcia Lorca e a tragedia española. Madrid: Ed.Fundamientos, 2008.
GARCÍA LORCA, Federico - Bodas de sangue. São Paulo: Ed. Peixoto
Neto, 2004.
______ Obras Completas. Madrid: Ediciones Akal, 2008.
______ Obras Poéticas Completas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GRANDE, Felix – García Lorca y el flamenco. Madrid: Mondadori
España, 1992.
MARTÍN, Eutimio. Federico García Lorca – Antología Comentada.
Madrid: Ediciones de la Torre, 1988.
SALINAS, Pedro - Ensayos de literatura hispánica. Madrid: Aguilar,
Saura, Carlos. “Pueblos y gentes de España: fotografías de los años
cincuenta y sesenta”, [online]. Madrid: Instituto Cervantes, marzo 2000.
URL: < http://cvc.cervantes.es/artes/fotografia/saura/saura.htm>. [Consulta: 9 de marzo de 2010].