A METAFICÇÃO NA OBRA A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR
Resumo
Neste artigo, temos como objetivo analisar os procedimentos e as estratégias metaficcionais utilizadas por Clarice Lispector na construção do romance A hora da estrela, procurando evidenciar o autoquestionamento estético e as suas implicações para a construção da narrativa e para a sua recepção por parte do leitor.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo.
In: ___. Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades, 2003. p. 55-63.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética – a teoria do
romance. São Paulo: Hucitec, 1988.
BERNARDO, Gustavo. Continuidade dos parques. In: ___. O livro da
metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010. p. 30-52.
ECO, Umberto. Ironia intertextual e níveis de leitura. In: ___. Sobre a
literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 199-218.
______. O leitor modelo. In: ___. Lector in Fabula. São Paulo:
Perspectiva, 2004. p. 35-49.
HUTCHEON, Linda. Narcissistic Narrative: the Metafictional Paradox.
London and New York: Routledge, 1984.
KRYSINSKI, Wladimir. Questões sobre o sujeito e suas incidências no
texto. In: ___. Dialéticas da transgressão: o novo e o moderno na literatura
do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 51-67.
LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
OMMUNDSEN, Wenche. Metafictions? Reflexivity in contemporary texts.
National Library of Australia, 1993.
PIGLIA, Ricardo. O que é um leitor? In: ___. O último leitor. São Paulo:
Companhia das Letras, 2006. p. 19-37.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio, São Paulo: Record, 2004.
ROBERT, Marthe. Por que o romance? In:___. Romance das origens,
origens do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 11-31.
ROSENFELD, Anatol. Reflexões sobre o romance moderno. In: ___.
Texto/contexto I. São Paulo: Perspectiva, 2006. p. 75-97.
WAUGH, Patricia. Metafiction – the theory and practice of self-conscious
fiction. London and New York: Methuen, 1984.