A PROSTITUIÇÃO REPRESENTADA NOS NOVOS FORMATOS TELEJORNALÍSTICOS: A ABORDAGEM DISCURSIVA DO TEMA NOS PROGRAMAS A LIGA E PROFISSÃO REPÓRTER
Resumo
Programas telejornalísticos como A Liga e Profissão Repórter apresentam novas estratégias discursivas em relação ao modelo padrão. Com características advindas de reality shows e de documentários, os programas analisados abordam o mesmo tema: prostituição. Este trabalho pretende analisar como a enunciação tem o desafio de construir o dizer verdadeiro no campo ideológico da relação entre os produtores do programa e o telespectador, considerando as construções textuais internas.Downloads
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1999.
BERTRAND, Dennis. Caminhos da semiótica literária. Bauru: EDUSC, 2003.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Oeiras: Celta Editora, 2001.
CAPPARELLI, Sérgio; LIMA, Venício A. de. Comunicação e televisão: desafios da pósglobalização.
São Paulo: Hacker, 2004.
COURTÉS, Joseph. Introdução à semiótica narrativa e discursiva. Coimbra: Livraria
Almedina, 1979.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1988.
______. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo:
Ática, 2001.
FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Documento
de estudo do Centro de Pesquisa Sociossemióticas. São Paulo: CPS, 2001.
GREIMAS, A. Julien. Semântica estrutural. Tradução. H. Osakape e I. Blikstein. São Paulo:
Cultrix, 1973.
______. Enunciação, uma postura epistemológica. In: Revista Brasileira de Semiótica.
Signifi cação. Ribeirão Preto: CES, n 1, jun. 1974. p 9-25.
HOHLFELDT, Antonio (org). Teorias da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2001.
JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.
LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.
GOMES, Leandro E. W. A Igreja Universal como atração na TV: a representação midiática
do discurso religioso. In: PINTO, Aroldo; Alves, Fábio (org). Representações sociais em
comunicação. São Paulo: Arte & Ciência, 2007. p. 29-50.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São
Paulo: Cultrix, 1995.
PAOLI, J. Antonio. Comunicación e información. México: Trillas, 1987.
PEIRCE, Charles S. Semiótica e fi losofi a. São Paulo: Cultrix/EdUSP, 1975.
PINTO, Milton José. Comunicação e discurso. São Paulo: Hacker, 1999.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker, 2001.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 1969.