SÓ DE SACANAGEM... VOU NADAR EM OUTRO RIO
Resumo
Este artigo esumo: tem por objetivo discutir o perfil do professor e do aluno no ensino superior. Para tanto, as discussões são efetivadas a partir de experiências pessoais ocorridas em sala de aula. Essas experiências revelam que a maioria dos alunos, no ensino superior, desconhece seu papel de educando e o professor, seu papel de educador, o que acaba gerando insatisfações, angústia e, consequentemente, no caso do professor, vontade de desistir da profissão; no caso do aluno, apatia e pseudoaprendizagem.Downloads
Referências
BUENO, Moisés José. Diálogos e conflitos: professor/aluno
no ensino superior. Disponível em:
br.monografias.com/trabalhos908/dialogos-e-conflitos/
dialogos-e-conflitos.shtml>. Acesso em: 03.fev.2009.
COÊLHO, Ildeu Moreira. Realidade e utopia na construção
da universidade. 2.ed. Goiânia: Ed. da UFG, 1999.
COSTA, Ileana Cristina Pavelski. As concepções dos alunos
do ensino superior sobre o processo de ensino e
aprendizagem. Disponível em: < http://
www.biblioteca.pucpr.br/tede//tde_busca/
arquivo.php?codArquivo=365>. Acesso em: 12. jan.2009.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis,
KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. Tradução
de Tereza B. Carvalho da Fonseca. 42. ed. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1985.
MAY, Rollo. O homem à procura de si mesmo. Tradução de
Áurea Brito Weissenberg. 25. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do
futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne
Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar.
Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes
Médicas Sul, 2000.
WERNECK, Hamilton. Tornei-me pessoa – as cicatrizes fazem –
parte do passado. Petrópolis- RJ: Vozes, 1997.