CRÍTICA DO IMAGINÁRIO E CIÊNCIAS HUMANAS NA INTERPRETAÇÃO DO POEMA: POR UMA POÉTICA DA CONTEMPLAÇÃO
Resumo
Este trabalho resume a fundamentação teórica da crítica do imaginário de Gilbert Durand, por meio da qual se compreende a contemplação poética. Admite-se uma abordagem, fundamentada em diferentes suportes teóricos, os quais, mantidas suas diferenças, podem contribuir para a análise literária. Desse modo, questões sobre poética são retomadas, da mesma forma que a psicanálise nos ajuda a esclarecer um conteúdo obscuro, fundado no inconsciente. É desse espaço de liberdade que a pesquisa participa liberando a obra da redução teórica.Downloads
Referências
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo:
Martins Fontes, 1993.
______. O direito de sonhar. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 1991.
BENJAMIN, Walter. O flâneur. In: ______.
Sociologia. São Paulo: Ática, 1985.
BORNHEIM, Gerd. As metamorfoses do olhar. In:
NOVAES, A. (Org). O olhar. São Paulo:
Companhia das Letras, 1995. p. 89-93.
BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In:
NOVAES, A. (Org.) O olhar. São Paulo:
Companhia das Letras, 1995. p. 65-87.
BURGOS, Jean. Pour une poétique de
l’imaginaire. Paris: Seuil, 1982.
CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da
filosofia. São Paulo: Brasiliense, 1994.
______. Janela da alma, espelho do mundo. In:
NOVAES, A. (Org.). O olhar. São Paulo:
Companhia das Letras, 1995. p. 31-63.
COLLOT, Michel. La poésie moderne et la structure
d’horizon. Paris: Presses Universitaires de France,
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do
imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______. Science de l’homme et tradicion: le
nouvel esprit anthropologique. Paris: Berg
International éditeurs, 1979.
______. A fé do sapateiro. Brasília: UNB, 1995.
JUNG, C. G. O espírito na arte e na ciência.
Petrópolis: Vozes, 1991.
______. Psicologia e alquimia. Petrópolis: Vozes,
MEIRELES, C. Viagem. In:______. Poesia
Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MENDES, M. O visionário. In:______. Poesia
completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,
p 209.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o espírito.
Rio de Janeiro: Grifo Edições, 1969.
NOVAES, Adauto. De olhos vendados. In:______.
O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
PLOTINO. A alma, a beleza e a contemplação.
São Paulo: Associação Palas Athena, 1981.
RENARD, Jean-Claude. Notes sur la poésie. Paris:
Éditions du Seuil, 1970.
SNELL, Bruno. A descoberta do espírito. Lisboa:
Edições 70, [19—].
STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da
poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. LTDA,
VERJAT, Alain (Org.) El retorno de Hermes:
Hermenêutica y ciência. Barcelona: Editorial
Anthropos, 1989.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
BOWRA, C. M. Poesia y canto primitivo.
Barcelona: A. Bosch editor, [19—].
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain.
Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José
Olympio, 1995.
DUFRENNE, Mikel. O poético. Porto Alegre:
Globo, 1969.
ELIADE, Mircea. O mito do eterno retorno. Rio
de Janeiro: Edições 70, 1993.
______. O sagrado e o profano. São Paulo:
Martins Fontes, 1992.
______. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva,
(Debates).
HEIDEGGER, Martin. Arte y poesia. México:
Fondo de Cultura Econõmica, 1985.
MERLEAU-PONTY. Phénomenologie de la
perception. Paris: Gallimard, 1945.