A dissipação identitária de Isabella O’Neil Oliver em “Entre os Atos” de Virginia Wolf

Autores

Palavras-chave:

Patriarcalismo, dissipação identitária, hipocrisia social

Resumo

O inter-relacionamento da escritora inglesa Virginia Woolf entre a vida real e das suas personagens rendeu-lhe um estilo peculiar de escrita que não se baseia na relação causa e efeito. Com maturidade literária, combinou representação e forma com um olhar crítico sobre a vida. Carregando em seu histórico o peso psicológico de uma urbanização moderna, sensivelmente captou as verdadeiras implicações morais e sociais de um autoritarismo patriarcal, e isso, explica em parte, o caráter de personagens tão complexas e ironicamente conscientes. Tencionando provocar reflexões sobre problemas sociais e sociopolíticos, criticou com veemência o patriarcalismo vigente na sociedade britânica de início do século XX. Ela não só escreveu sobre sua vida, mas também a vida das mulheres do seu tempo, e aplica-se à sua literatura a busca feminina pela liberdade e por uma identidade dentro de uma sociedade que tinha o homem como sujeitos únicos da história. Pautado na produção artística da romancista, nosso estudo tem como foco de discussão a condição social em que é submetida Isabella O’Neil Oliver, e consequentemente a dissipação identitária da protagonista de Entre os Atos (1981), sob a perspectiva teórica de Hall (2005), Eliot (1989), Auerbach (1946), Woolf (2013), Llosa (2004).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcilene Rodrigues da Silva , UNEMAT

    Graduada em Letras, Mestranda do Programa PPGEL, Campus Tangará da Serra – UNEMAT

Referências

AUERBACH, Erich. A Meia Marrom. In: AUERBACH, Erich. Mimeses: A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1946. 507p.

BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1994. 552p.

ELIOT, T. S. Ensaios. Tradução de Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. 102p.

WOOLF, Virginia. Entre os Atos. Tradução de Lya Luft. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. 156p.

__________.O leitor comum. Tradução de Luciana Viégas. Rio de Janeiro: Graphia, 2007. 135p.

___________.Profissões para Mulheres e Outros Artigos Feministas. Tradução de Denise Bottmann. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013. 112p.

___________.O Valor do Riso e Outros Ensaios. Tradução de Leonardo Froés. São Paulo: Cosac Naify, 2014.512p.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

A dissipação identitária de Isabella O’Neil Oliver em “Entre os Atos” de Virginia Wolf. (2023). Revista Fronteira Digital, 1(08). https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/11312

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.