A influência dos empréstimos lexicais de origem inglesa no português brasileiro: os exemplos presentes na culinária nacional
Resumo
Este artigo consiste em um estudo sobre o processo de renovação lexical do português brasileiro por meio de empréstimos linguísticos. O objetivo deste trabalho é expor de que forma a influência socioeconômica dos Estados Unidos é perceptível no léxico da língua portuguesa, em especial no que diz respeito às palavras de origem estrangeira referentes à culinária. Para essa pesquisa, partiu-se do pressuposto de que a língua portuguesa, enquanto língua viva, tem o seu léxico ampliado na mesma medida em que se intensificam os contatos linguísticos entre as nações.
Downloads
Referências
A EVOLUÇÃO DO INGLÊS NO MUNDO. Disponível em < http://www.historiadomundo.com.br/inglesa/lingua-inglesa.htm>. Acessado em 20 de Novembro de 2010.
A INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS NO BRASIL. Disponível em < http://www.reservaer.com.br/biblioteca/e-books/reflexao3/pg09.html>. Acessado em 19 de setembro de 2010.
BUENO, F, S. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: FTD, 1994.
CAMACHO, R. Variação-Liqüística. In: A Redação como Libertação. Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 1988; pp 41-53.
CAMARA J. Estrutura da língua portuguesa. 34. Ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
CARDOSO, W; CUNHA, C. Estilística e gramática histórica: português através de textos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978.
CARVALHO, N. Empréstimos lingüísticos. São Paulo: Ática, 1989.
CHURCHILL, W. História dos povos de língua inglesa. São Paulo: IBRASA, 1960. 4 v.
COUTINHO, I. Pontos de gramática histórica. 7. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1990.
COUTO, H. Linguística, ecologia e ecolinguística: contato de línguas. São Paulo: Contexto, 2009.
NUNES, J. Compêndio de Gramática Histórica Portuguesa. 4. ed. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1951.
SCHÜTZ, R. História da Língua Inglesa: English Made in Brazil. Disponível em <http://www.sk.com.br/skenhis.html>. Acesso em 17 de novembro de 2010.