Considerações acerca da Experiência na Residência Pedagógica de Língua Portuguesa, na Modalidade de Ensino Remoto
Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Ensino remoto, Recursos digitais, Residência PedagógicaResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência desenvolvida durante a vigência do Programa Residência Pedagógica, no núcleo de Língua Portuguesa da Unemat-Sinop, edital 2020. O referido programa foi executado entre os anos de 2020 a 2022 e a experiência conduzida foi desenvolvida durante o segundo módulo, entre os períodos de outubro/2020 à março/2021. Em pleno período pandêmico, sem a menor possibilidade de imersão no espaço escolar e na sala de aula, nos vimos diante da demanda de organizar materiais e objetos de aprendizagem em espaços virtuais num espaço de tempo curtíssimo. Neste âmbito, nossa maior preocupação, em termos teóricos, foi realizar uma proposta de prática pedagógica coerente com a nossa formação teórica-metodológica e, em termos práticos, assegurar que o método de aplicação, organização do conteúdo, dinâmica da aula fossem desenvolvidos de modo que os alunos pudessem ter um bom aproveitamento. Utilizamos recursos virtuais diversos para apresentar os conceitos de estrangeirismos, processos de criação de palavras e ainda variação linguística. Consideramos que os resultados foram positivos, a despeito da baixa adesão dos alunos, explicada, ao menos em parte, pelo fato de muitos estudantes não possuírem acesso à internet e/ou um dispositivo para acessar a plataforma.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Fundamental Anos Finais. Brasília: MEC 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.
pdf Último acesso em: 26 ago. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (coleção-leitura)
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.