ENSINO DE REGÊNCIA VERBAL: ENTRE O QUE É E O QUE DEVERIA SER
DOI:
https://doi.org/10.30681/fd.v1i13.12987Palavras-chave:
Ensino de Língua, Conceito de gramática, Regência verbal, Apostila MaxiResumo
Esta pesquisa ocupa-se da análise do segundo caderno do 9º ano, verificando se a abordagem no ensino de língua – e de gramática – é diferente ou não das edições anteriores, considerando-se a língua em uso. Assim, a partir de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, este estudo foi dividido em tópicos, que trataram do ensino de língua materna no Brasil, a gramática, a visão da BNCC sobre ensino de língua e ensino de gramática, e a explicitação do conceito de Regência Verbal, na perspectiva da gramática tradicional e da gramática de cunho linguístico. Numa análise qualitativa da apostila Maxi, adotada no Estado de Mato Grosso, pudemos verificar que o ensino continua pautado na gramática tradicional, desconsiderando-se os usos recentes.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Napoleão Mendes. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. São Paulo. Editora Saraiva, 1998.
BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? 12ª. Ed. São Paulo: Ática, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base Acesso em: 26 de out. de 2022.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do português contemporâneo. 7ª. Ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
MAXI. Ensino fundamental 2: português: 6º ao 9º ano: cadernos 1 a 4: professor /obra coletiva: responsável Thais Ginicolo Cabral. 1. ed. São Paulo: Maxiprint, 2019.
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA. Lingüística e Ensino da Língua Portuguesa Como Língua Materna, Rodolfo Ilari. São Paulo, 2017.p. 27. Disponível em: https://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/ENSINO-COMO-LINGUA-MATERNA.pdf Acesso em: 29 de maio de 2023.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Normas e usos do português. 3ª. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática do português revelada em textos. São Paulo- SP: Editora UNESP, 2018.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática passada a limpo: conceito, análises e parâmetros. São Paulo. Parábola Editorial, 2012.
__________2º Ciclo de Conferências – “A linguística na gramática”. Academia Brasileira de Letras, 10 de Abril de 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6w3UWaOEjHo >. Acesso em: 25/05/2023.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. 2ª ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8ª ed. São Paulo. Cortez, 2002.