ENSINO DE REGÊNCIA VERBAL: ENTRE O QUE É E O QUE DEVERIA SER

Autores

  • Jady Maysa Fernandes Silva UNEMAT
  • Ana Maria Macedo UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/fd.v1i13.12987

Palavras-chave:

Ensino de Língua, Conceito de gramática, Regência verbal, Apostila Maxi

Resumo

Esta pesquisa ocupa-se da análise do segundo caderno do 9º ano, verificando se a abordagem no ensino de língua – e de gramática – é diferente ou não das edições anteriores, considerando-se a língua em uso. Assim, a partir de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, este estudo foi dividido em tópicos, que trataram do ensino de língua materna no Brasil, a gramática, a visão da BNCC sobre ensino de língua e ensino de gramática, e a explicitação do conceito de Regência Verbal, na perspectiva da gramática tradicional e da gramática de cunho linguístico. Numa análise qualitativa da apostila Maxi, adotada no Estado de Mato Grosso, pudemos verificar que o ensino continua pautado na gramática tradicional, desconsiderando-se os usos recentes.

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Biografia do Autor

  • Ana Maria Macedo, UNEMAT

    Professora do Curso de Licenciatura em Letras – UNEMAT/Pontes e Lacerda. E-mail: anamacedo@unemat.br

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Maysa Fernandes Silva, J., & Macedo, A. M. (2025). ENSINO DE REGÊNCIA VERBAL: ENTRE O QUE É E O QUE DEVERIA SER. Revista Fronteira Digital, 1(13), 59-75. https://doi.org/10.30681/fd.v1i13.12987