A PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ERROS COMUNS E DESAFIOS LINGUÍSTICOS

Autores

  • Ana Clara Wohnrath Romeiro Unemat Campus Sinop
  • Bruna Vanda Weizenmann Unemat - Campus de Sinop
  • Vanessa Fabiola Silva de Faria Unemat – Campus de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/fd.v1i13.13068

Resumo

Este artigo analisa as dificuldades de alunos do 2º ano do Ensino Médio no uso de períodos compostos por subordinação em redações sobre aporofobia e invisibilidade social. A pesquisa, de natureza qualitativa e documental, examinou três produções textuais, identificando erros como uso inadequado de conjunções subordinativas (ex.: "onde" em contextos não espaciais), falhas de concordância e desorganização lógica. Os resultados revelaram que esses problemas comprometem a coesão e a coerência textual, limitando a capacidade argumentativa dos estudantes. Conclui-se com a necessidade de estratégias pedagógicas que integrem ensino contextualizado de conectivos, prática de hierarquização de ideias e revisão colaborativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Clara Wohnrath Romeiro, Unemat Campus Sinop

    Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras da UNEMAT/Campus de Sinop

  • Bruna Vanda Weizenmann, Unemat - Campus de Sinop

    Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras da Unemat - Campus de Sinop

  • Vanessa Fabiola Silva de Faria, Unemat – Campus de Sinop

    Professora do Curso de Licenciatura em Letras da Unemat – Campus de Sinop

Referências

ANTUNES, I. ANTUNES, Irandé. Gramática Contextualizada: limpando o “pó das ideias simples”. – 1ª ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1982.

CASTILHO, Ataliba T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo : Contexto, 2010.

CUNHA, C. e CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. [recurso eletrônico). 7. ed., reimpr. — Rio de Janeiro : Lexikon, 2017.

KOCH, I. L.; ELIAS, V. G. Argumentação e linguagem: A construção do sentido. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

NEVES, M. H. de M. Gramática de usos do português. São Paulo: Ed. UNESP, 2000

SOMOS EDUCAÇÃO. AMPLIA [plataforma educacional]. Disponível mediante acesso institucional. Acesso em: 12 out. 2024.

Downloads

Publicado

2025-05-19

Como Citar

Wohnrath Romeiro, A. C., Weizenmann, B. V. ., & Faria, V. F. S. de. (2025). A PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ERROS COMUNS E DESAFIOS LINGUÍSTICOS. Revista Fronteira Digital, 1(13), 140-155. https://doi.org/10.30681/fd.v1i13.13068