ENTRE VOZES E CONFRONTOS: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM POLÍTICA DE ERIKA HILTON EM UM CENÁRIO DE INTOLERÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/fd.v1i13.13077Palavras-chave:
Erika Hilton; Representação Discursiva; Comunidade; Imagem de si.Resumo
A deputada federal Erika Hilton, recebeu notoriedade, em 2020, ao se tornar a primeira vereadora transgênero eleita pela cidade de São Paulo, com maior votação do país. A defesa intransigente e forte de suas pautas, em especial a defesa dos interesses da comunidade LGBTQIAPN+, projetaram-na num lugar de evidência o cenário político nacional, sendo alvo de constantes ataques aos quais têm de rebater. Inserido neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar como é feita a construção da imagem pública da deputada por meio da análise da representação discursiva de si e de seus adversários. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e interpretativista e de natureza bibliográfica e documental, cujo corpus consiste dos enunciados transcritos de um vídeo publicado em sua rede social TikTok. Como aporte teórico, esta pesquisa conta com os conceitos teórico metodológicos da Análise Textual dos Discursos (ATD) cf. Adam (2011), associados ao conceito de interseccionalidade (cf. Creenshaw, 2002) . Os resultados demonstraram que a deputada Erika Hilton constrói sua imagem política por meio de estratégias discursivas que reafirmam sua posição de defesa dos direitos LGBTQIAPN+. O uso de referenciação e de mecanismos interdiscursivos para marcar distinções entre si e seus adversários, revelando como ela reforça sua legitimidade e autoridade política. Concluímos que a escolha de elementos discursivos específicos evidenciaram como a deputada constrói uma identidade política associada à resistência e à luta por direitos, contrastando-se com os posicionamentos de seus opositores, que frequentemente recorrem a estratégias de deslegitimação.
Downloads
Referências
ADAM, Jean-Michel. A Linguística Textual: por uma análise textual dos discursos. São Paulo: Ed. Cortez, 2011
BUTLER, Judith. Performative Acts and Gender Constitution: An Essay in Phenomenology and Feminist Theory. In: (Ed) CASE, Sue-Ellen. Performing Feminisms, Feminist Critical Theory and Theatre. Baltimore: The John Hopkins Press: 1990
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Rev. Estud. Fem. [online]. 2002, vol.10, n.01, pp.171-188. ISSN 1806-9584.
CORTEZ, Suzana L. e KOCH, Ingedore G. V. A construção do ponto de vista por meio de formas referenciais. Em: CAVALCANTE, Mônica M.; LIMA, Silvana M. C. de. Referenciação: teoria e prática. São Paulo: Cortez Editora, 2014. E-book. p.5. ISBN 9788524922770.