OS PRONOMES PESSOAIS RETOS NUMA PERSPECTIVA TRADICIONAL E LINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/fd.v1i13.13082Palavras-chave:
Gramática, Linguística, O ensino de Língua portuguesaResumo
O presente artigo que foi elaborado na área da sociolinguística, busca analisar dois materiais didáticos de ensino de língua portuguesa, sendo uma apostila do sistema estruturado de ensino e a outra de ensino de língua portuguesa para imigrantes. Essa análise com foco na verificação da forma de ensino dos pronomes pessoais do caso reto nesses materiais didáticos, busca verificar se ambas podem se diferenciar no tipo de abordagem da gramática, uma vez que há abordagens gramaticais pautadas na tradição e outras na linguística. Buscamos apresentar um breve percurso da gramática tradicional, partindo da publicação da primeira gramática ocidental, a Tékhné Grammatiké, de Dionísio, o Trácio, assim como a exposição de algumas características presentes nessa obra, e que ainda estão presentes nas gramáticas tradicionais da atualidade. Posteriormente, apresentamos alguns conceitos de gramática tradicional e linguística, assim como o quadro pronominal presente na apostila do sistema estruturado de ensino e na apostila de ensino de língua portuguesa para imigrantes.
Downloads
Referências
BAGNO, M.; STUBBS, M.; GAGNÉ, G. Língua Materna: Letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002
Maxi: 9º ano: ensino fundamental, anos finais: caderno 1: Multidisciplinar. –1. ed. –São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2023.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português/ Maria Helena de Moura Neves. – São Paulo: Editora UNESP, 2000.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? / Maria Helena de Moura Neves 3. ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2008.
NEVES, MHM. A vertente grega da gramática tradicional: uma visão do pensamento grego sobre a linguagem[online]. 2nd ed. rev. and updt. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola/ Sírio Possenti – Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996. (Coleção Leituras no Brasil).
SAUSSURE, F. DE. Curso de Linguística Geral. 27. ed. São Paulo, SP: Cultrix, 2006.
SILVESTRE, Maria Christina de Magalhães; SOUSA , Josicleide Barbosa de (org.). Curso de português para imigrantes refugiados. São Paulo: Missão Paz, 2020. 95 p.
UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. O ensino da gramática: caminhos e descaminhos. 2. Ed., rev., atual. – Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.