A influência de “As Flores do Mal” no Simbolismo

Autores

  • ANDRESSA Batista Farias Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Sinop.

Resumo

Este trabalho, constitui-se na leitura crítica da obra Les Fleurs du Mal tradução “As Flores do Mal” publicada em 1857, pelo escritor francês Charles Baudelaire, o precursor do Simbolismo na Literatura e considerado como poeta da modernidade. Dessa forma, o artigo busca apresentar o autor das Flores do Mal como precursor do movimento simbolista, analisando sua importância como principiante da chamada modernidade poética, apresentando-o como um dos principais críticos da modernidade e dos processos da modernização literária. Assim, para o desenvolvimento do estudo, realizou-se sucintamente um resgate do contexto histórico e social em que se deu a produção literária do poeta, expondo, uma compreensão da arte como uma manifestação do inconsciente que atingiu esse movimento. Portanto, para se alcançar tais objetivos ao decorrer do artigo são apresentados e analisados alguns poemas de Baudelaire para abordar suas temáticas e elucidar como o poeta francês trabalha com maestria temáticas como o amor, a morte, o tempo, inquietude e o tédio.

Palavras-chave: Simbolismo; Charles Baudelaire; As Flores do Mal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDRESSA Batista Farias, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Sinop.

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Sinop (2015). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), pela mesma Universidade.

Referências

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BAUDELAIRE, Charles Pierre. As flores do mal. apresentação Marcelo Jacques tradução, introdução e notas Ivan Junqueira. - [Ed. especial]. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012 [1985].

BALAKIAN, A. O Simbolismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.

GOMES, Álvaro Cardoso. O Simbolismo. São Paulo: Ática, 1994.

FERREIRA, Vanessa dos Santos; PEREIRA, Danglei de Castro. Simbolismo em Mario Pederneiras: “prelúdio”. Revista de Letras Norteamentos. Estudos Literários, Sinop, v. 5, n. 9, p. 20-33, jan./jun. 2012

MARQUES, Santiago Villela; Pimentel, Paulo Sesar. Dez Modernistas – Sinop, Edição do Autor, 2004.

NEUNDORF, Alexandro. O estudo do simbolismo no Brasil: como uma história possível para os lugares de interações culturais. Anais do Congresso Internacional de História. Maringá, Paraná, 2009.

SENE, Vinícius França de. Modernidade e angústia na obra de Charles Baudelaire: uma análise filosófica dos poemas de “As Flores do Mal”. Revista Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 1, n. 2, p. 83-108, jul./dez. 2011

WILSON, Edmund. O Castelo de Axel: Estudo sobre a literatura imaginativa de 1870 a 1930. Tradução de José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1987.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Batista Farias, A. (2023). A influência de “As Flores do Mal” no Simbolismo. Revista Fronteira Digital, 1(06). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/2269