“Feriado Nacional”: um gesto de leitura

Autores

  • Gláucia Alves Barbosa

Resumo

Neste estudo, buscamos compreender como os efeitos de sentidos se constituem na letra da música Feriado Nacional, de Bruno e Marrone, lançada no ano de 2000, considerado sertanejo universitário em relação ao sujeito trabalhador e universitário. Para essa questão, filiamo-nos à Análise de Discurso de linha Francesa e mobilizaremos as noções de memória discursiva e paráfrase e polissemia. Nesse estudo é necessário pensar a historicidade nesse novo estilo musical, enquanto reescritura dos sertanejos: caipira, raiz e romântico, buscando compreender a relação do dito com o não-dito e os efeitos produzidos pela letra Feriado Nacional. Ao analisar o funcionamento da materialidade da letra podemos observar uma relação de paráfrase e polissemia, no jogo do mesmo e do diferente que constitui a materialidade linguístico-discursiva da letra. A letra da música fala pelo lugar de festas, farras, e instituindo uma linearidade temporal dos dias da semana (sexta, sábado, domingo e segunda), materializando pela memória discursiva, pelo não-dito: dias adequados para festar e dias que não adequados para festar.

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

Barbosa, G. A. (2018). “Feriado Nacional”: um gesto de leitura. Revista Fronteira Digital, 1(06). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/2878