REFLEXÕES ELEMENTARES SOBRE O ENSINO DA LEITURA

Autores

  • Julia Aguiar Silva IFPA

Resumo

A leitura é um hábito correntemente presente em uma sociedade moderna. Tal hábito muitas vezes é mal interpretado nas diversas esferas educacionais, dos quais é atribuído apenas aos professores da disciplina de língua portuguesa a missão de se trabalhar com aulas de leitura. O objetivo da presente contribuição é colocar em pauta – ainda que de modo sucinto – o que vem a ser o processo de leitura e seus reais significados no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa do Brasil. Em outras palavras, o objetivo da presente contribuição é apresentar de modo sucinto características norteadoras quando se trata do processo de ensino da leitura no campo dos estudos das ciências da linguagem, principalmente quando se observa o âmbito da disciplina língua portuguesa. Para isso, far-se-á uso de teóricos especialistas no assunto levando em considerações estudos referenciais no curso de Letras do Campus de Belém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Assim, como, destacar o papel da leitura em outros âmbitos formativos (disciplinas). Faz-se uso de pesquisa bibliográfica por meio de textos acadêmicos que abordam tanto a problemática da língua/linguagem e o processo de ensino-aprendizagem da leitura. Para alcançar o objetivo traçado torna-se necessário o uso de teóricos que colocam em relevo o papel da leitura na sociedade brasileira como Antunes (2003, 2009) e Oliveira (2010), sem esquecer-se de nortear o leitor acerca de qual concepção de língua é utilizada neste artigo (BRASILEIRO, 2016). Percebe-se, por meio do presente texto, a importância de uma reflexão maior sobre a problemática da leitura no processo de ensino-aprendizagem do português e a urgente formação do docente de português do Brasil que se faça consistente para uma escola mais contemporânea.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Português brasileiro. Ensino-aprendizagem. Texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Aguiar Silva, IFPA

Graduanda em Licenciatura PLena em Letras-Lingua Portuguesa

Referências

ANTUNES, Irandé. Aulas de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2009.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino – outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009.

BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Leitura e produção textual. Penso: Porto Alegre, 2016.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber – a teoria na prática. São Paulo: Parábola, 2010.

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Silva, J. A. (2023). REFLEXÕES ELEMENTARES SOBRE O ENSINO DA LEITURA. Revista Fronteira Digital, 1(07). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/2954