A Polêmica do Ensino da Variação Linguística no Brasil: Uma Análise Crítica da Cobertura Midiática e das Políticas Educacionais

Authors

  • Gabriela Agra UNEMAT

Abstract

Este artigo analisa as perspectivas divergentes sobre o ensino da variação linguística no contexto educacional brasileiro. Explora a controvérsia gerada pela recente aprovação do livro didático "Por uma vida melhor" pelo Ministério da Educação e como essa aprovação reflete as tensões entre a norma-padrão e as variações linguísticas. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo combina revisão bibliográfica de estudos acadêmicos relevantes com análise crítica de discursos midiáticos. Destaca a importância de encontrar um equilíbrio entre o ensino da norma-padrão e o reconhecimento das variações linguísticas, além de enfatizar a necessidade de formação docente e conscientização pública para promover uma educação linguística inclusiva e representativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Gabriela Agra, UNEMAT

    Graduada em Letra pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

References

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. 6. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. ISBN 9788588456280.

BAGNO, Marcos et al. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

FIGUEIREDO, Adriana et al. Língua Portuguesa: Ensino Fundamental Anos Finais 9º ano. 1. ed. São Paulo: SOMOS Sistemas de Ensino S.A., 2019. v. 1. ISBN 978 85 7837 903 2. PDF.

FREITAG, Bárbara et al. O livro didático em questão. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1997.

GONÇALVES, Heleomar et al. Língua Portuguesa: Ensino Médio 3º ano. 1. Ed. São Paulo: © SOMOS Sistemas de Ensino S.A., 2018. V. 1. ISBN 978 85 7837 826-4. PDF.

MARCIONILO, Marcos et al. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RICARDO, Stella. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

SANTOS, Aymmée; MELO, Raniere. O ensino da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 115-132, set-dez/2019.

ZACHEU, Aline et al. Dos tempos imperiais ao PNLD: Problemática do livro didático no Brasil. Jornal do núcleo, São Paulo, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2015/jornadadonucleo/dos-tempos-imperiais-ao-pnld--a-problematica1.pdf. Acesso em: 11 out. 2022.

Published

2023-12-20

How to Cite

A Polêmica do Ensino da Variação Linguística no Brasil: Uma Análise Crítica da Cobertura Midiática e das Políticas Educacionais. (2023). Revista Fronteira Digital, 1(11). https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/11927