O Ensino de Redação para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Authors

  • Paula De Col Campanha UNEMAT
  • Vanessa Fabíola Silva de Faria UNEMAT
  • Élidi Preciliana Pavanelli Zubler UNEMAT

Abstract

Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas com estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Ênio Pipino, na disciplina de Língua Portuguesa, em que foram abordadas diferentes estratégias para compreensão e escrita de redações que contemplem as exigências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As atividades foram desenvolvidas em duas turmas, com média de 25 alunos cada, e ocorreram durante o segundo bimestre letivo de 2023. Foram realizadas aulas expositivas, debates e a metodologia rotação por estações. Como resultado os alunos elaboraram a primeira redação do ano letivo e tiveram sua correção e pontuação como parâmetro para as demais redações que virão a produzir.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Paula De Col Campanha, UNEMAT

    Aluna do curso de Licenciatura em Letras – UNEMAT – Sinop. Residente do programa Residência Pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2022

  • Vanessa Fabíola Silva de Faria, UNEMAT

    Professora do Curso de Licenciatura em Letras – Unemat/ Sinop – Coordenadora de área do programa Residência Pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2022

  • Élidi Preciliana Pavanelli Zubler, UNEMAT

    Professora efetiva da rede estadual de educação básica do MT. Professora na E.E.Ênio Pipino, em Sinop/MT e preceptora do programa Residência Pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2022

References

BRASIL, 2018. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=796

-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017pdf&Itemid=30192

Published

2023-12-20

How to Cite

O Ensino de Redação para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (2023). Revista Fronteira Digital, 1(11). https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/11996

Most read articles by the same author(s)