Uma Análise Sobre Construção do Ser Ficcional Por Influência do Espaço na Obra O Cortiço
Palabras clave:
Cortiço, espaço, personagem, construçãoResumen
Este artigo propõe uma reflexão sobre a questão do espaço na obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Com base nesse recorte destacamos algumas das características estéticas presentes na obra com objetivo de observar como é construído o espaço na narrativa e verificar como é desenvolvida a construção do personagem central da obra. Para formarmos esta reflexão ao longo do artigo utilizaremos como fundamentação teórica Bosi (1994), Bachelard (1993), Moisés (2006), entre outros. Ao decorrer do trabalho foi possível compreender que o espaço possui grande importância para a construção do personagem central que o autor desenvolve, por meio de cenas coletivas o Azevedo constrói o ser mais convincente do romance naturalista.
Descargas
Referencias
AZEVEDO, A. O Cortiço. São Paulo: editora Ática S.A, 1992.
AZEVEDO, A. O mulato. Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/o_mulato.pdf. Acesso em: 21/05/2023.
AZEVEDO, A. Uma lágrima de mulher. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00024a.pdf. Acessado em: 21/05/2023
CANDIDO, A. “Elementos de compreensão”. in: CANDIDO, A. A formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6.ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Ltda, 2000.
BACHELARD, G. “A casa. Do porão ao sótão. O sentido da cabana ``. in:BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BACHELARD, G. “A concha”. in: BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
MOISÉS, M. “Prosa”.in: MOISÉS, M. A Criação literária I. 20. ed. São Paulo: Cultrix, 2006
MOISÉS, M. História da literatura brasileira: realismo e simbolismo II. 5. ed. São Paulo: Cultrix, 2001