Uma Construção de valores
Resumen
Neste artigo discutiremos a posição ocupada pela personagem Aurélia na obra Senhora (1999), de José de Alencar, bem como seu comportamento, que não era considerado “normal” e “correto” para a época em que vivia. Outro tema presente na obra, que também estudaremos, é a valorização do dinheiro acima de qualquer coisa, inclusive dos sentimentos humanos. Para realizar tal discussão utilizaremos como aporte teórico Edward M. Forster, Aspectos do Romance (1998), Afrânio Coutinho com Literatura no Brasil (2004), vol. 3, e um artigo de Karla Patrícia Palmeira Frota (2015).
Descargas
Referencias
ALENCAR, José de. Senhora. 4. ed. [s.1.]: Melhoramentos, [19--].
CÂNDIDO, Antônio e outros, A personagem de ficção. Debates – Literatura. 2ª edição. Editora Perspectiva, São Paulo, 1998.
COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil era Romântica. José de Alencar e a ficção Romântica; editora Global; 7ª edição: São Paulo 2004.
FORSTER, Edward M.Aspectos do Romance.Tradução: Maria Helena Martins. 2ª edição, São Paulo: Globo, 1998.
FROTA, Karla Patrícia Palmeira. O TRATAMENTO DIRIGIDO ÀS MULHERES NOS ROMENCES SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR E O CORTIÇO, DE ALUÍSIO DE AZEVEDO. Encontrado em www.telunb.com.br acessado em 29 de abril de 2015 às 08:00.