DIRETRIZES PARA O ENSINO DE HISTÓTIA E A PRÁTICA VOLTADA À DIVERSIDADE: UM OLHAR MULTICULTURAL

Autores

  • Aldieris Braz Amorim Caprini Instituto Federal do Espirito Santo (IFES)

Palavras-chave:

multiculturalismo, diretrizes, ensino de História.

Resumo

O trabalho é resultado de estudos sobre multiculturalismo, formação de professores de História para a diversidade e ensino de História, propondo uma reflexão sobre documentos que orientam a prática para a diversidade, problematizando como as “Diretrizes Curriculares Nacionais para
a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História Afro-Brasileira e Africana” podem ser traduzidas para o ensino de História, de forma a promover a diversidade. Para tanto, explanamos num primeiro momento as políticas educacionais para a diversidade cultural e uma apresentação teórica sobre as faces do multiculturalismo e em seguida uma reflexão de como podemos olhar as referidas diretrizes numa perspectiva de um ensino de História que promova a igualdade social e emancipe os sujeitos quanto à dominação cultural e ao preconceito.

Downloads

Downloads

Publicado

2014-09-29

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Caminhos de pesquisa (Parte I)

Como Citar

CAPRINI, Aldieris Braz Amorim. DIRETRIZES PARA O ENSINO DE HISTÓTIA E A PRÁTICA VOLTADA À DIVERSIDADE: UM OLHAR MULTICULTURAL. História e Diversidade, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 14, 2014. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/163. Acesso em: 5 abr. 2025.