DIRETRIZES PARA O ENSINO DE HISTÓTIA E A PRÁTICA VOLTADA À DIVERSIDADE: UM OLHAR MULTICULTURAL

Autores

  • Aldieris Braz Amorim Caprini Instituto Federal do Espirito Santo (IFES)

Palavras-chave:

multiculturalismo, diretrizes, ensino de História.

Resumo

O trabalho é resultado de estudos sobre multiculturalismo, formação de professores de História para a diversidade e ensino de História, propondo uma reflexão sobre documentos que orientam a prática para a diversidade, problematizando como as “Diretrizes Curriculares Nacionais para
a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História Afro-Brasileira e Africana” podem ser traduzidas para o ensino de História, de forma a promover a diversidade. Para tanto, explanamos num primeiro momento as políticas educacionais para a diversidade cultural e uma apresentação teórica sobre as faces do multiculturalismo e em seguida uma reflexão de como podemos olhar as referidas diretrizes numa perspectiva de um ensino de História que promova a igualdade social e emancipe os sujeitos quanto à dominação cultural e ao preconceito.

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Como Citar

Caprini, A. B. A. (2014). DIRETRIZES PARA O ENSINO DE HISTÓTIA E A PRÁTICA VOLTADA À DIVERSIDADE: UM OLHAR MULTICULTURAL. História E Diversidade, 4(1), 14. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/163

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Caminhos de pesquisa (Parte I)