O ENSINO DE HISTÓRIA EM BUSCA DE NOVAS REFERÊNCIAS: Considerações sobre o pensamento de Edgar Morin

Autores

  • André Wagner Rodrigues

Palavras-chave:

Neo-Humanismo - Ensino de História - Edgar Morin - Transdisciplinaridade

Resumo

Esse texto apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica que teve como objeto investigar possíveis contribuições do pensamento transdisciplinar de Edgar Morin para as ciências históricas. Acreditamos, depois do estudo realizado, que suas ideias indicam um novo paradigma para se pensar a História enquanto campo de conhecimento e disciplina escolar. É notável sua preocupação em buscar na História referências para fundamentar suas análises em torno dos problemas sociais, políticos, econômicos, culturais, ecológicos, éticos e estéticos que irrompem no tempo presente. Para isso, abordaremos o que muitos estudiosos chamam de “Neo-Humanismo” no pensamento de Morin. Pensamos que suas ideias podem oferecer subsídios para se pensar em propostas curriculares e metodológicas alternativas para o ensino de História, assim como, possibilidades norteadoras de soluções para a reversão dos malefícios orquestrados pelo ritmo informacional e tecnológico da sociedade contemporânea e sua tradição educacional que separa, disjunta e compartimenta os saberes.

Referências

ALMEIDA, Cleide. e PETRAGLIA, Isabel (orgs.). Estudos de Complexidade. São Paulo: Xamã, 2006.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

______.(org.) O saber Histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

CARVALHO, Adalberto Dias de. Morin e a Renovação do Humanismo. Revista de Ciências, Letras e Filosofia da Universidade do Porto. Lisboa: 1987.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

______. Cultura e barbárie européias. Tradução de Daniela Cerdeira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

______. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar e KERN, Anne Brigitte. Terra Pátria. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: Sulina, 2005.

Downloads

Publicado

05/12/2014

Como Citar

Rodrigues, A. W. (2014). O ENSINO DE HISTÓRIA EM BUSCA DE NOVAS REFERÊNCIAS: Considerações sobre o pensamento de Edgar Morin. História E Diversidade, 5(2), 11. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/222

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)