O ENSINO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO: UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES

Autores

  • Carlos Edinei de Oliveira Departamento de História da UNEMAT

Palavras-chave:

Ensino de História – Currículo - Escolas Públicas.

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar as orientações curriculares do Estado de Mato Grosso para o ensino de história, produzindo uma interface entre o currículo formal e o currículo real que acontece nas escolas públicas de Mato Grosso. A análise contempla as orientações curriculares para o ensino de história do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, verificando as estratégias de aprendizagem em ciências humanas e o processo de avaliação. A construção textual é resultado da leitura do material produzido pela Secretaria de Estado de Educação em 2010 e com a realização de algumas interpolações de referências teóricas para contribuir com a análise proposta e pela conversa informal com alguns professores de história sobre suas práticas pedagógicas na rede pública de educação. As orientações curriculares para o ensino de história refletem a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e as atuais teorias do currículo, porém percebe-se que na escola há o predomínio do conteúdo, do trabalho centrado no livro didático, de atividades individuais e de situações de avaliação em conselhos de classe em que a exacerbação do poder é frequente.

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Publicado

2014-12-08

Como Citar

Oliveira, C. E. de. (2014). O ENSINO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO: UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES. História E Diversidade, 5(2), 18. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/225

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)