AS ESCOLAS REUNIDAS COMO MODELO EDUCACIONAL SIMILAR AO GRUPO ESCOLAR EM MATO GROSSO (1910-1940)

Autores

  • Elton Castro Rodrigues dos Santos Departamento de História da UNEMAT

Palavras-chave:

História da Educação/Escola Graduada/Educação Primária

Resumo

 O presente trabalho analisa, por meio de fontes documentais como relatórios de presidentes do estado, inspetores de ensino e diretores da instrução pública, disponíveis nos principais acervos de Mato Grosso, similaridades e diferenças entre os grupos escolares e escolas reunidas, como modalidades educacionais destinadas na instrução primária no estado entre as décadas de 1910 e 1940. As análises mostram que as duas modalidades mudaram o cenário escolar mato-grossense, seja por sua exuberância ou por sua simplicidade e, contribuíram cada uma, de acordo com sua organização, para o acesso de milhares de pessoas à educação primária no estado. Os grupos escolares, modelo urbano, eram destinados à elite cuiabana e para tais instituições, os governantes destinavam recursos. As escolas reunidas, uma modalidade que não ostentavam a construções de prédios grandiosos, atendiam diferentes classes, sendo instaladas nas diferentes localidades.

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Biografia do Autor

  • Elton Castro Rodrigues dos Santos, Departamento de História da UNEMAT

    Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

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Publicado

2014-12-08

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)

Como Citar

AS ESCOLAS REUNIDAS COMO MODELO EDUCACIONAL SIMILAR AO GRUPO ESCOLAR EM MATO GROSSO (1910-1940). (2014). História E Diversidade, 5(2), 18. https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/226

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