APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A SELEÇÃO DE EDIFICAÇÕES URBANAS COMO FONTES HISTÓRICAS PRIMÁRIAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA

Autores

  • Ivan Ducatti Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Patrimônio material, fonte histórica não escrita, história social.

Resumo

As edificações urbanas podem ser abordadas não apenas pelo seu caráter estético e cultural, mas como resultados de obras humanas, trabalhos concretos, em um conjunto de relações sociais passíveis de serem analisadas e escolhidas pelo historiador. Para tal análise, vale-se de uma apropriação teórica que se constrói a partir de uma crítica, em que não se perdem as dimensões das relações sociais. 

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Publicado

2014-12-08

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)

Como Citar

APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A SELEÇÃO DE EDIFICAÇÕES URBANAS COMO FONTES HISTÓRICAS PRIMÁRIAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA. (2014). História E Diversidade, 5(2), 16. https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/228

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