HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ATUARAM NO ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DO RIO GRANDE/RS A PARTIR DA DÉCADA DE 1960

Autores

  • Josiane Alves da Silveira Departamento de História da UNEMAT

Palavras-chave:

Formação Docente/ Memórias/ Ensino Superior.

Resumo

O artigo apresenta a história da formação de três professoras que atuaram no ensino superior da cidade do Rio Grande, a partir da década de 1960. Estas professoras têm suas histórias entrecruzadas, pois se formaram no curso de Pedagogia da cidade de Pelotas e seguiram a profissão docente no ensino superior do Rio Grande. O registro de tais memórias busca preencher as lacunas sobre a formação de professores que atuaram no ensino superior do Rio Grande. Aborda a importância da História Oral, como apoio teórico-metodológico, e de temas como a memória nas atuais pesquisas em História da Educação. Salienta que as entrevistadas conseguiram espaço no ensino superior quando havia uma carência desses profissionais em Rio Grande. Espera, por tudo, manter viva a trajetória dessas professoras que atuaram como pioneiras do ensino superior do Rio Grande.

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Referências

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Ata e Parecer

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Entrevistas

ALMEIDA, Alair Brandão. Entrevista concedida a Josiane Alves da Silveira. Rio Grande, 22 dez. 2010.

LEITÃO, Solange Grafulha de Carvalho. Entrevista concedida a Josiane Alves da Silveira. Rio Grande, 15 out. 2010.

NADER, Stella Emília Peixe. Entrevista concedida a Josiane Alves da Silveira. Rio Grande, 10 nov. 2010.

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Publicado

2014-12-08

Como Citar

Silveira, J. A. da. (2014). HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ATUARAM NO ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DO RIO GRANDE/RS A PARTIR DA DÉCADA DE 1960. História E Diversidade, 5(2), 13. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/229

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)