HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ATUARAM NO ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DO RIO GRANDE/RS A PARTIR DA DÉCADA DE 1960

Autores

  • Josiane Alves da Silveira Departamento de História da UNEMAT

Palavras-chave:

Formação Docente/ Memórias/ Ensino Superior.

Resumo

O artigo apresenta a história da formação de três professoras que atuaram no ensino superior da cidade do Rio Grande, a partir da década de 1960. Estas professoras têm suas histórias entrecruzadas, pois se formaram no curso de Pedagogia da cidade de Pelotas e seguiram a profissão docente no ensino superior do Rio Grande. O registro de tais memórias busca preencher as lacunas sobre a formação de professores que atuaram no ensino superior do Rio Grande. Aborda a importância da História Oral, como apoio teórico-metodológico, e de temas como a memória nas atuais pesquisas em História da Educação. Salienta que as entrevistadas conseguiram espaço no ensino superior quando havia uma carência desses profissionais em Rio Grande. Espera, por tudo, manter viva a trajetória dessas professoras que atuaram como pioneiras do ensino superior do Rio Grande.

Referências

ALBERTI, Verena. História Oral: a experiência do Cpdoc. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1989.

_____. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

CATROGA, Fernando. Memória e história. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy (Org.) Fronteiras do milênio. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.

CHAMON, Magda. Trajetória de Feminização do Magistério: ambigüidades e conflitos. Belo Horizonte: Autêntica/FCH-FUMEC, 2005.

HAMMES, Wallney Joelmir. Dom Antônio Zattera. 3° Bispo de Pelotas – Uma cronobiografia. Pelotas: EDUCAT, 2005.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

NEVES, Lucilia de Almeida. Memória, história e sujeito: substratos da identidade. História Oral, n. 3, jun. 2000.

PERROT, Michelle. A força da memória e da pesquisa histórica. Projeto História, São Paulo, n. 17, nov. 1998.

_____. As mulheres ou os silêncios da história. Trad. Viviane Ribeiro. Bauru, SP: EDUSC, 2005.

POERSCH, Léo. Universidade Católica de Pelotas: Edição comemorativa do 10° aniversário (1960-1970). Pelotas: Gráfica UCPel, [1970?].

_____. Universidade Católica de Pelotas: Edição comemorativa do 15° aniversário (1960-1975). Pelotas: Gráfica UCPel, [1975?].

_____. Universidade Católica de Pelotas: 30 anos. Pelotas: EDUCAT, 1991.

Ata e Parecer

ATAS DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE RIO GRANDE, Ata n. 4, 10 set. 1961.

LEITE, Franklin Olivé. Parecer para autorização de funcionamento da Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande, 16 set. 1960.

Entrevistas

ALMEIDA, Alair Brandão. Entrevista concedida a Josiane Alves da Silveira. Rio Grande, 22 dez. 2010.

LEITÃO, Solange Grafulha de Carvalho. Entrevista concedida a Josiane Alves da Silveira. Rio Grande, 15 out. 2010.

NADER, Stella Emília Peixe. Entrevista concedida a Josiane Alves da Silveira. Rio Grande, 10 nov. 2010.

Downloads

Publicado

05/12/2014

Como Citar

Silveira, J. A. da. (2014). HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ATUARAM NO ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DO RIO GRANDE/RS A PARTIR DA DÉCADA DE 1960. História E Diversidade, 5(2), 13. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/229

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)