PESQUISANDO SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA: A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA NO CEARÁ (2006-2012)

Autores

  • José Antonio Gabriel Neto

Palavras-chave:

Ensino de História. Historiografia. Pesquisa. Ceará

Resumo

A produção do ensino de história cresce a cada ano no Brasil. Nesse artigo objetivamos fazer uma análise das principais temáticas tratadas sobre o ensino de história nos encontros da Associação Nacional de História (ANPUH) no estado do Ceará, compreendendo o período que vai de 2006 a 2012. Fazemos primeiramente um panorama da produção do ensino de história no Brasil e, em seguida, passamos ao Ceará, traçando um perfil dos principais cursos presentes no estado. Utilizamos, como fontes, os anais eletrônicos relativos aos encontros supracitados. Assim, podemos não apenas visualizar as temáticas que estão em destaque, mas também em que lugares a produção científica sobre o ensino de história vem se constituindo. Concluímos que, embora a produção seja crescente, ainda é preciso muito trabalho no incentivo à pesquisa na área, facilitando a integração dos professores de história com a sala de aula e tornando-os aptos a realizar, ao mesmo tempo, ensino e pesquisa.

Referências

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

FERREIRA, Marieta Moraes de. A História como ofício – A constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2005.

MESQUITA, Ilka Miglio de. Memórias/Identidades em relação ao ensino e formação de professores de história: Diálogos com fóruns acadêmicos nacionais. Tese de doutorado em Educação. Campinas. UNICAMP.

MESQUITA, Ilka; ZAMBONI, Ernesta. A formação de professores na trajetória histórica da Associação Nacional de História (ANPUH). IN: ZAMBONI, E; FONSECA, S.G. Espaços de formação do professor de história. Campinas: Papirus, 2008.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores de História: Entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional: Petrópolis: Vozes, 2002.

TIMBÓ, Isaíde Bandeira. 2004. Memórias do Ensino de História – Experiências Vividas na licenciatura da FAFICE /UECE (1966-1982): Mitos, rótulos e contradições. Dissertação de mestrado em História. Fortaleza – UFC.

ZAMBONI, E; FONSECA, S.G. Espaços de formação do professor de história. Campinas: Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

05/12/2014

Como Citar

Neto, J. A. G. (2014). PESQUISANDO SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA: A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA NO CEARÁ (2006-2012). História E Diversidade, 5(2), 13. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/230

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)