ANÚNCIOS E EDUCAÇÃO NO JORNAL A UNIÃO DA PARAÍBA (1900 - 1930)

Autores

  • Kalyne Barbosa Arruda Mestranda em Educação - UFPB

Palavras-chave:

Representações, Educação, República.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os anúncios sobre educação que circularam no jornal A União no período de 1900 a 1930, cujo recorte temporal considera o século XX como o “novo” e por a República divulgar que a conduta social esteve ligada ao de servir a nação, disciplinarizar o comportamento, e assim, conservar a ordem. Para tanto, os anúncios identificados tratam de questões relativas à educação, tendo sido um recurso de divulgação e consolidação das identidades escolares, em que os professores eram apresentados como um elemento de qualidade, constatando, muitas vezes, o sucesso de instituições educacionais e profissionais. Assim, o presente trabalho se torna relevante, pois ao analisar as representações da educação veiculadas por meio dos anúncios no jornal A União da Paraíba, proporciona uma compreensão do cenário educacional paraibano, na República entre os anos de 1900 a 1930.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAIMA, Carlúcio de Brito. “Remédios que curam”: Uma leitura das propagandas e da utilização dos medicamentos pela sociedade ludovicense (1850-1900). II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista. São Luís: UEMA, 2011. Disponível em: <http://www.outrostempos.uema.br/anais/pdf/baima.pdf>. Acesso em: 27 de julho de 2013.

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino, Grupos escolares no Brasil: um novo modelo de escola primária. In STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.

CHARTIER, Roger. Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: _____. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHARTIER, Roger. O Mundo como Representação. Estudos avançados. 1991.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: _____. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

GODOY, Marcelo Magalhães. Comércio & Propaganda nos periódicos oitocentistas. In: Revista do Arquivo Público Mineiro. Ouro Preto: Imprensa oficial de Minas Gerais. Ano XLIV, nº 1, Janeiro/ Junho, 2008. Disponível em: < http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/rapm/search.php >. Acesso em: 27 de julho de 2013.

GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

LIMA, Isabella Cristina Amorim de Lucena. Uma análise comparativa entre anúncios de jornais paraibanos dos séculos XIX e XXI. Revista Polidisciplinar eletrônica da faculdade de Guairacá. V. 2, 2010.

LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.) Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

______. ATTENÇÃO!!! VENDE-SE SAÚDE: as tradições discursivas em anúncios sobre medicamentos nos jornais paraibanos do século XIX. [Tese]. Universidade Federal da Paraíba, 2013.

LIMEIRA, Aline de Morais. Impressos: Veículos de publicidades, fontes para História da Educação. Cadernos de História da Educação – v. 11, nº 2, jul./dez., 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21702>. Acesso em 10 de julho de 2012.

NASCIMENTO, Terezinha A. Quaiotti Ribeiro do. Pedagogia liberal mordernizadora: Rui Barbosa e os fundamentos da educação brasileira republicana. Campinas, SP: Autores Associados – FE/UNICAMP, 1997.

NEVES, Helena de Araújo; AMARAL, Giana Lange do. Propaganda: Um instrumento a serviço das instituições de ensino Pelotenses (1875-1910). XIV Congresso de Iniciação Científica. Universidade Federal de Pelotas(RS), 2005. Disponível em:

< www.ufpel.edu.br/cic/2005/arquivos/CH_00308.rtf >?. Acesso em: 27 de julho de 2013.

REIS, José Carlos. Os Annales: a renovação teórico-metodológica e „utópica? da história pela reconstrução do tempo histórico. In: SAVIANI, Dermeval et al. História e história da educação. 2 ed.Campinas, SP: Autores Associados HISTEDBR, 2000.

SCHELBAUER, Analete Regina. Entre anúncios e artigos: Registros do método de ensino intuitivo do jornal A Província de São Paulo (1875-1889). In: História da Educação pela Imprensa. Campinas: Editora Alínea, 2007.

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. A Casa e os mestres: A educação no Brasil de Oitocentos. Rio de Janeiro: Gryphus, 2005.

VIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estudo da relação entre imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio. Cinco estudos em História e Historiografia da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Como Citar

Arruda, K. B. (2014). ANÚNCIOS E EDUCAÇÃO NO JORNAL A UNIÃO DA PARAÍBA (1900 - 1930). História E Diversidade, 5(2), 12. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/231

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)