PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ESPETÁCULO, RESIGNAÇÃO E APARÊNCIA

Autores

  • Mairon Escorsi Valério

Palavras-chave:

Pedagogia dos Projetos, Interdiciplinaridade, Espetáculo.

Resumo

Este artigo questiona o papel dos projetos interdisciplinares nas escolas públicas. Tendo em vista que estes se apresentam como estratégia inovadora faz-se necessário repensar os temas que são repetidamente trabalhados de forma conservadora como uma política de reparo de danos. Para além da questão temática, discute-se também de que modo esses projetos são parte de uma cultura do espetáculo e do consumo inserido na lógica escolar, instaurando um mundo de aparência onde o que se torna mais relevante é dar visibilidade ao projeto do que se preocupar com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, F. J. & FONSECA JÚNIOR, F.M. Projetos e ambientes inovadores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED/ Proinfo – Ministério da Educação, 2000.

BAUDRILLARD, Jean. Sociedade de Consumo. Lisboa, Edições 70, 1995.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008.

BITENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Contez, 2011.

DEBORD, Gui. A Sociedade do Espetáculo.Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972 – 1990. Rio de Janeiro: Ed 34, 1992.

FREIRE, F.M.P. & PRADO, M.E.B.B. Projeto Pedagógico: Pano de fundo para escolha de um software educacional. In: VALENTE, J. A. (org.) O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, 1999.

RIBEIRO, R. R. & VALÉRIO, M. E. Para que serve a história ensinada: a guerra de narrativas, a celebração das identidades e a morte da política. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 6, n. 3, dez., 2013.

SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de janeiro, Record, 2006.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Como Citar

Valério, M. E. (2014). PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ESPETÁCULO, RESIGNAÇÃO E APARÊNCIA. História E Diversidade, 5(2), 16. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/232

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)