A DISCIPLINA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR: PERSPECTIVA HISTÓRICA (1980-2010)
Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Disciplina de PPB, Disciplinas Escolares, Código Disciplinar, Práxis Pedagógica.Resumo
Apresenta resultados do trabalho de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFPR, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Analisa a constituição do código disciplinar da disciplina Prática Pedagógica B (PPB) no curso de Pedagogia da UFPR, entre 1980 e 2010. Verifica por meio da análise documental das resoluções relativas à estrutura curricular do referido curso, como as disciplinas escolares, principalmente a PPB, representam determinações históricas e sociais. Relaciona as categorias teóricas história das disciplinas escolares, código disciplinar e práxis pedagógica com os elementos constitutivos e as técnicas de coleta de dados. Constata algumas mudanças estruturais, em nível institucional, no que se refere às resoluções que tratam da implantação, reformulação e ajuste curricular do curso de Pedagogia.
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