A DISCIPLINA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR: PERSPECTIVA HISTÓRICA (1980-2010)

Autores

  • Sandra Guimarães Sagatio Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.
  • Leilah Santiago Bufrem Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Paulista).
  • Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt Professora associada da Universidade Federal do Paraná. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino.

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Disciplina de PPB, Disciplinas Escolares, Código Disciplinar, Práxis Pedagógica.

Resumo

Apresenta resultados do trabalho de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFPR, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Analisa a constituição do código disciplinar da disciplina Prática Pedagógica B (PPB) no curso de Pedagogia da UFPR, entre 1980 e 2010. Verifica por meio da análise documental das resoluções relativas à estrutura curricular do referido curso, como as disciplinas escolares, principalmente a PPB, representam determinações históricas e sociais. Relaciona as categorias teóricas história das disciplinas escolares, código disciplinar e práxis pedagógica com os elementos constitutivos e as técnicas de coleta de dados. Constata algumas mudanças estruturais, em nível institucional, no que se refere às resoluções que tratam da implantação, reformulação e ajuste curricular do curso de Pedagogia.

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Publicado

2014-12-08

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)

Como Citar

A DISCIPLINA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR: PERSPECTIVA HISTÓRICA (1980-2010). (2014). História E Diversidade, 5(2), 18. https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/234

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