A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA PARAENSE A PARTIR DOS DISCURSOS DE PROPAGANDAS DE COLÉGIOS DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • Welington da Costa Pinheiro Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Laura Maria da Silva Araújo Alves Este estudo tem por objetivo analisar os discursos materializados em propagandas de colégios, veiculadas na primeira década do século XX, procurando evidenciar a história da educação da infância no estado do Pará, deste recorte temporal. Foram analisados, a partir da perspectiva analítico-discursiva de Bakhtin, seis exemplares de propagandas, que foram coletadas do jornal “Folha do Norte”, um dos mais representativos impressos do período em tela. Notou-se, por meio das análises e discussões, que os discursos expressos nas propagandas estavam relacionados, principalmente, à higiene dos e nos colégios, ao desenvolvimento de um físico forte e robusto nas crianças, à formação do caráter e da moral nos alunos, à construção de um ideário de civilidade, à ênfase a ocupação de papeis sociais pré-estabelecidos para meninos e meninas, entre outros.

Palavras-chave:

História da educação, Discurso, Propagandas, Infância

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar os discursos materializados em propagandas de colégios, veiculadas na primeira década do século XX, procurando evidenciar a história da educação da infância no estado do Pará, deste recorte temporal. Foram analisados, a partir da perspectiva analítico-discursiva de Bakhtin, seis exemplares de propagandas, que foram coletadas do jornal “Folha do Norte”, um dos mais representativos impressos do período em tela. Notou-se, por meio das análises e discussões, que os discursos expressos nas propagandas estavam relacionados, principalmente, à higiene dos e nos colégios, ao desenvolvimento de um físico forte e robusto nas crianças, à formação do caráter e da moral nos alunos, à construção de um ideário de civilidade, à ênfase a ocupação de papeis sociais pré-estabelecidos para meninos e meninas, entre outros.

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Referências

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Publicado

2014-12-08

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)

Como Citar

A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA PARAENSE A PARTIR DOS DISCURSOS DE PROPAGANDAS DE COLÉGIOS DO INÍCIO DO SÉCULO XX. (2014). História E Diversidade, 5(2), 19. https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/235

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