DIDÁTICA DA HISTÓRIA: MEDIADORA ENTRE TEORIA E ENSINO DE HISTÓRIA?

Autores

  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP/UFU

Palavras-chave:

didática da história, teoria da história, ensino de história.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a teoria, o ensino e a didática da história enquanto subsídios teórico-metodológicos de um projeto de pesquisa desenvolvido em colaboração com professores e jovens estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual localizada na cidade de Ituiutaba, MG, Brasil. Como metodologia recorreu-se a estudos bibliográficos sobre teoria, ensino e didática da história, bem como observações realizadas em aulas de história. Constatou-se que os conteúdos apresentados nas salas de aula ainda são estabelecidos conforme fatores alheios a questões ou problemas que permeiem a história, ou noções de temporalidade subjacentes às vivências dos estudantes. O debate suscitado pela didática da história pressupõe o estabelecimento de questões ou problemas, cujas soluções encerrem possibilidade de compreender o processo de conhecimento e construção de argumentos plausíveis em termos de orientação temporal, por meio de iniciativas que promovam a interação entre estudantes, pesquisa, documentos e diferentes linguagens. Assim, as propostas e experiências desenvolvidas na didática da história poderão efetivamente contribuir para a formação profissional do professor de história, bem como conquistar resultados mais satisfatórios no ensino.

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Publicado

10/09/2014

Como Citar

Fernandes da Silva Júnior, A. (2014). DIDÁTICA DA HISTÓRIA: MEDIADORA ENTRE TEORIA E ENSINO DE HISTÓRIA?. História E Diversidade, 4(1), 17. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/24

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Caminhos de pesquisa (Parte I)