O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA DESTINADOS A PROFESSORES NO BRASIL

Autores

  • Osvaldo Rodrigues Junior UFPR

Palavras-chave:

Manuais de Didática da História, Didática da História, Ensino de História.

Resumo

Este artigo apresenta o estado da arte das pesquisas em manuais de Didática da História destinados a professores no Brasil. O presente trabalho parte da discussão indicada por Choppin (2004) sobre o problema léxico nas pesquisas sobre material didático. Desta forma, tomou-se os conceitos de manual de didática específica (BUFREM; GARCIA; SCHMIDT, 2006) e de manual de didática especial (BATISTA, 2000), no sentido de definir o objeto das pesquisas analisadas. A partir desta definição inicial analisou-se o estado da arte das pesquisas em manuais de Didática da História no Brasil permitindo algumas inferências: 1) as pesquisas priorizam a análise de conteúdo dos manuais; 2) as pesquisas contribuem para a história do ensino de História; 3) as pesquisas indicam a existência de um código disciplinar da Didática da História; 4) as pesquisas apresentam indícios das formas de ensinar e aprender em determinados contextos.

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Publicado

10/09/2014

Como Citar

Rodrigues Junior, O. (2014). O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA DESTINADOS A PROFESSORES NO BRASIL. História E Diversidade, 4(1), 14. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/32

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Caminhos de pesquisa (Parte I)