O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA DESTINADOS A PROFESSORES NO BRASIL
Palavras-chave:
Manuais de Didática da História, Didática da História, Ensino de História.Resumo
Este artigo apresenta o estado da arte das pesquisas em manuais de Didática da História destinados a professores no Brasil. O presente trabalho parte da discussão indicada por Choppin (2004) sobre o problema léxico nas pesquisas sobre material didático. Desta forma, tomou-se os conceitos de manual de didática específica (BUFREM; GARCIA; SCHMIDT, 2006) e de manual de didática especial (BATISTA, 2000), no sentido de definir o objeto das pesquisas analisadas. A partir desta definição inicial analisou-se o estado da arte das pesquisas em manuais de Didática da História no Brasil permitindo algumas inferências: 1) as pesquisas priorizam a análise de conteúdo dos manuais; 2) as pesquisas contribuem para a história do ensino de História; 3) as pesquisas indicam a existência de um código disciplinar da Didática da História; 4) as pesquisas apresentam indícios das formas de ensinar e aprender em determinados contextos.