O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA DESTINADOS A PROFESSORES NO BRASIL

Autores

  • Osvaldo Rodrigues Junior UFPR

Palavras-chave:

Manuais de Didática da História, Didática da História, Ensino de História.

Resumo

Este artigo apresenta o estado da arte das pesquisas em manuais de Didática da História destinados a professores no Brasil. O presente trabalho parte da discussão indicada por Choppin (2004) sobre o problema léxico nas pesquisas sobre material didático. Desta forma, tomou-se os conceitos de manual de didática específica (BUFREM; GARCIA; SCHMIDT, 2006) e de manual de didática especial (BATISTA, 2000), no sentido de definir o objeto das pesquisas analisadas. A partir desta definição inicial analisou-se o estado da arte das pesquisas em manuais de Didática da História no Brasil permitindo algumas inferências: 1) as pesquisas priorizam a análise de conteúdo dos manuais; 2) as pesquisas contribuem para a história do ensino de História; 3) as pesquisas indicam a existência de um código disciplinar da Didática da História; 4) as pesquisas apresentam indícios das formas de ensinar e aprender em determinados contextos.

Downloads

Downloads

Publicado

2014-09-29

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Caminhos de pesquisa (Parte I)

Como Citar

RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo. O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA DESTINADOS A PROFESSORES NO BRASIL. História e Diversidade, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 14, 2014. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/32. Acesso em: 11 abr. 2025.